A Saúde Mental dos Futuros Contadores no Processo de Formação:
uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprender
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v19i1.3575Keywords:
Ansiedade, Graduação, Motivação para AprenderAbstract
Objetivo: Nesta pesquisa objetivou-se analisar a relação dos sintomas de ansiedade estado e traço na motivação para aprender dos futuros contadores.
Metodologia: A metodologia é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra foi composta por 181 alunos de graduação. Os dados foram obtidos por meio de questionário e a análise adotou Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais.
Resultados: Os resultados evidenciaram que a ansiedade traço, por ser uma característica persistente e relacionada à personalidade do indivíduo, é uma determinante negativa para a motivação para aprender. Estudantes com altos níveis de ansiedade traço enfrentam dificuldades em se manter motivados e focados nos estudos, o que pode impactar negativamente sua formação e desempenho acadêmico. Diferentemente da ansiedade traço, a ansiedade estado, que é uma reação temporária a situações específicas, não teve um impacto significativo na motivação dos alunos.
Contribuições: O estudo promove avanços à literatura correlatada e facilita a compreensão acerca do comportamento dos discentes de Ciências Contábeis, assegurando a necessidade de atentar-se à saúde mental dos alunos no processo de aprendizagem. Socialmente a academia tem a responsabilidade de tomar medidas e fornecer recursos para ajudar alunos que sofrem de ansiedade, nossa pesquisa reforça isso.
Translations of this article
References
Biaggio, A. M. B., & Natalício, L. (1979). Manual para o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Rio de Janeiro: CEPA.
Cavalheiro, G. M. (2020). Motivação para aprender e intenção empreendedora dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis da UFSM (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
Clark, D. A., & Beck, A. T. (2014). Vencendo a ansiedade e a preocupação com a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre, RS: Artmed. (E-book).
Coelho, W. E., & Nascimento, E. M. do. (2020). A ansiedade dos mestrandos e doutorandos em contabilidade. In USP International Conference in Accounting, 20. São Paulo. Anais [...].
Cordeiro, R. A. (2009). Estado-Traço de ansiedade e vivências acadêmicas em estudantes do 1º ano do Instituto Politécnico de Portalegre. Journal of Education Technologies and Health, 36(14), 1-6.
Costa, K. M. V., et al. (2017). Ansiedade em universitários na área da saúde. In Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde, 2. Campina Grande. Anais [...].
Cunha, N. de B., & Boruchovitch, E. (2013). Estratégias de Aprendizagem e Motivação para Aprender na Formação de Professores. Interamerican Journal of Psychology, 46(2), 247-253.
Ferreira, C. L., et al. (2009). Universidade, contexto ansiogênico? Avaliação de traço e estado de ansiedade em estudantes do ciclo básico. Ciencia & Saude Coletiva, 14(3), 973-981.
Gopalan, V., et al. (2017). A review of the motivation theories in learning. In International Conference on Applied Science and Technology, 2. Anais [...].
Hair Jr., J. F., et al. (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) (2nd ed.). Los Angeles: Sage Publications.
Hair Jr., J. F., et al. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Porto Alegre: Bookman.
Hair Jr., J. F., et al. (2021). Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) Using R (3rd ed.). [S.l.]: Classroom Companion.
Hair Jr., J. F., Gabriel, M. L. D. da S., & Patel, V. K. (2014). Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 44-55.
Iasevoli, F., et al. (2020). Psychological distress in patients with serious mental illness during the COVID-19 outbreak and one-month mass quarantine in Italy. Psychological Medicine, 51(6), 1054-1056.
Justino, J. M. A., et al. (2019). Ansiedade no âmbito acadêmico: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição privada. Revista de Informação Contábil, 13(4), 32-47.
Krüger, C., et al. (2022). Antecedentes do comportamento planejado e da liderança na intenção empreendedora. Contabilometria, 9(2), 45-62.
Krüger, C., et al. (2021). Intenção Empreendedora e Motivação para Aprender de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 15(4), 403-424.
Lipp, M. E. N. (2000). O Stress está dentro de você (2nd ed.). São Paulo: Contexto.
Lopes, L. F. D., et al. (2020). Analysis of Well-Being and Anxiety among University Students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(3874), 1-23.
Macher, D., et al. (2012). Statistics anxiety, trait anxiety, learning behavior, and academic performance. European Journal of Psychology of Education, 27(4), 483-498.
Marchi, K. C., et al. (2013). Ansiedade e consumo de ansiolíticos entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Revista Eletrônica de Enfermagem, 15(3), 731-739.
Mondardo, A. H., & Pedon, E. A. (2005). Estresse e desempenho acadêmico em estudantes universitários. Revista de Ciências Humanas, 6(6), 159-179.
Monteiro, J. J., et al. (2019). O desempenho dos estudantes concluintes dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina nas questões de custos no ENADE. Revista Educação, Cultura e Comunicação, 10(20), 167-181.
Moretti, J. dos S. (2009). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. São João do Ivaí: Unidade Didática.
Netemeyer, R. G., Bearden, W. O., & Sharma, S. (2003). Scaling procedures: issues and applications. Thousand Oaks: Sage.
Neves, E. R. C., & Boruchovitch, E. (2006). Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA). Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 406-413.
Peiter, E. E., et al. (2022). Transtorno de ansiedade e engajamento no trabalho em profissionais da contabilidade. In International Conference in Management and Accounting, 4.; Congresso de Gestão e Controladoria, 7.; Congresso de Ciências Contábeis da FURB, 5.; Congresso de Iniciação Científica da FURB, 7. On-line. Anais [...].
Ramos, L. S., et al. (2020). A saúde mental do aluno prejudicada pelos métodos didáticos aplicados no isolamento social: um exame bibliográfico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 59(59), 1-8.
Reis, C. F., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(3), 319-333.
Ringle, C., Silva, D. da, & Bido, D. (2014). Modelagem de Equações Estruturais com Utilização do Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73.
Ringle, C. M., Wende, S., & Becker, Jan-Michael. (2022). SmartPLS 4. Disponível em: https://www.smartpls.com/. Acesso em: 07 nov. 2022.
Robbins, S. P. (2005). Comportamento organizacional (11th ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Rodrigues, P. A. M. (2015). Perfil, condições e desigualdades de formação entre estudantes do diurno e noturno em curso de Pedagogia. In Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 4. Campina Grande. Anais [...].
Santos, A. C. R. C. dos, Castro, R. de C. M. L. de, & Vogel, D. (2018). Ansiedade nas organizações e no ambiente universitário: como minimizar um dos males do século? Revista Científica UMC, Edição Especial PIBIC, 1-4.
Silva, A. B. B. (2011). Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Rio de Janeiro: Objetiva.
Soares, A. B., et al. (2021). Adaptação acadêmica à universidade: relações entre motivação, expectativas e habilidades sociais. Psicologia Escolar e Educacional, 25, 1-8.
Souza, R. dos S. (2015). Intenção empreendedora: validação de modelo em universidades federais do Mato Grosso do Sul (Tese de Doutorado). Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP.
Tho, N. D. (2017). Knowledge transfer from business schools to business organizations: the roles absorptive capacity, learning motivation, acquired knowledge and job autonomy. Journal of Knowledge Management, 21(5), 1240-1253.
Vizzotto, M. M., Jesus, S. N. De, & Martins, A. C. (2017). Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, 9(1), 59-73.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Journal of Education and Research in Accounting (REPeC)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, which allows the sharing of the work and recognition of authorship and its initial publication in this journal. This license allows others to distribute, remix, adapt, or create derivative works, even for commercial purposes, provided credit is given for the original creation.
b)There is no financial compensation to the authors in any capacity, for articles published in RePEc.c) The articles published in RePEc are the sole responsibility of the authors.