A Saúde Mental dos Futuros Contadores no Processo de Formação:

uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprender

Authors

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria/Professora do Curso de Ciências Contábeis
  • Isadora De Nardin UFSM/Curso de Ciências Contábeis
  • Paola Flores Raimundo UFSM/Curso de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v19i1.3575

Keywords:

Ansiedade, Graduação, Motivação para Aprender

Abstract

Objetivo: Nesta pesquisa objetivou-se analisar a relação dos sintomas de ansiedade estado e traço na motivação para aprender dos futuros contadores.

Metodologia: A metodologia é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra foi composta por 181 alunos de graduação. Os dados foram obtidos por meio de questionário e a análise adotou Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais.

Resultados: Os resultados evidenciaram que a ansiedade traço, por ser uma característica persistente e relacionada à personalidade do indivíduo, é uma determinante negativa para a motivação para aprender. Estudantes com altos níveis de ansiedade traço enfrentam dificuldades em se manter motivados e focados nos estudos, o que pode impactar negativamente sua formação e desempenho acadêmico. Diferentemente da ansiedade traço, a ansiedade estado, que é uma reação temporária a situações específicas, não teve um impacto significativo na motivação dos alunos.

Contribuições: O estudo promove avanços à literatura correlatada e facilita a compreensão acerca do comportamento dos discentes de Ciências Contábeis, assegurando a necessidade de atentar-se à saúde mental dos alunos no processo de aprendizagem. Socialmente a academia tem a responsabilidade de tomar medidas e fornecer recursos para ajudar alunos que sofrem de ansiedade, nossa pesquisa reforça isso.

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Author Biographies

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria/Professora do Curso de Ciências Contábeis

Doutora em Administração. Cristiane.kruger@ufsm.br. Professora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria – RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2271-6432

Isadora De Nardin , UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Graduada em Ciências Contábeis

Paola Flores Raimundo, UFSM/Curso de Ciências Contábeis

Graduada em Ciências Contábeis

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Published

2025-04-09

How to Cite

Krüger, C., De Nardin , I., & Flores Raimundo, P. (2025). A Saúde Mental dos Futuros Contadores no Processo de Formação: : uma análise dos sintomas de ansiedade e motivação para aprender. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 19. https://doi.org/10.17524/repec.v19i1.3575