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DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3589Keywords:
Pós-Graduação, Competências, Professor-referênciaAbstract
Objetivo: Identificar os fatores que representam as competências docentes de professores percebidos como referência nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis.
Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Realizou-se um levantamento junto aos discentes dos cursos de mestrado e doutorado acadêmico em Contabilidade no Brasil. A amostra foi composta por 177 alunos. Utilizou-se a análise descritiva e a análise fatorial exploratória para o tratamento dos dados.
Resultados: Foram identificados três fatores: Fator 1 – Competências pessoais, institucionais, de trabalho em equipe, avaliação, planejamento e preparação de conteúdo, comunicação, tutoria e elaboração das metodologias de ensino; Fator 2 – Competência investigativa e debate; Fator 3 – Competência tecnológica. Verificou-se que, embora as competências docentes consideradas inerentes ao processo de ensino sejam reconhecidas, aspectos pessoais e humanos são bastante valorizados pelos discentes em relação ao professor-referência.
Contribuições: O estudo contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas e da gestão dos cursos de pós-graduação em Ciências Contábeis, à medida que destaca a valorização das competências técnicas e humanas dos docentes, o que consequentemente irá refletir em sua atuação e na qualidade do processo de ensino pelo qual são responsáveis.
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