Teses das Teses em Contabilidade na USP

Autores

  • Gilberto José Miranda FACIC/UFU
  • Renato Ferreira Leitão Azevedo Faculdade Sumaré
  • Gilberto de Andrade Martins

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.342

Palavras-chave:

Tese, Doutorado, Epistemologia, Contabilidade.

Resumo

As Ciências Contábeis, em termos científicos, constituem uma área relativamente jovem, mas com desenvolvimento bastante promissor, se considerado o crescimento experimentado pela pós-graduação stricto sensu nesta década. Os estudos epistemológicos realizados na área apontam melhorias na produção científica nos últimos anos, mas também detectam falhas científicas graves. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo verificar se as Teses de Doutorado em Contabilidade, de fato, respondem a um problema de pesquisa, elencando variáveis relacionadas e se testam essas variáveis empiricamente. O objeto de estudo é composto pelas teses de Doutorado em Ciências Contábeis defendidas no Brasil no período de 2004 a 2008, realizado por meio de análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram que predominam os estudos teórico-empíricos (84%) com ênfase na modalidade quase-experimento (58%). As pesquisas, em sua totalidade, enunciam os problemas de pesquisa, mas ainda apresentam questões de valor na elaboração dos problemas (8%). As hipóteses de estudo foram enunciadas na maioria dos trabalhos (62%); desses, 38% apresentavam relação causal acidental e 24%, relação de causalidade necessária. Finalmente, foi constado que alguns autores (20%) começaram a enunciar claramente as teses das pesquisas realizadas. Todavia, esse fato foi observado somente a partir de 2007.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, FACIC/UFU

Professor Assistente da FACIC/UFU. Graduado em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças e Especialização em Docência na Educação Superior, Mestrado em Administração de Empresas (FAGEN/UFU) e Doutorando em Ciências Contábeis (FEA/USP).

Renato Ferreira Leitão Azevedo, Faculdade Sumaré

Mestre em Ciências Contábeis (FEA/USP), Bacharelando em Filosofia (FFLCH-USP). É Bacharel em Ciências Contábeis (FEA-USP) e Bacharel em Sistemas de Informação (Universidade Anhembi Morumbi). Atua como Instrutor no MBA Controller e no CEFIN da FIPECAFI e professor da Faculdade Sumaré para os cursos de Teoria da Contabilidade, Introdução a Contabilidade I e II e Comportamento Organizacional, Doutorando em Human Resource Education, University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC).

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

Miranda, G. J., Leitão Azevedo, R. F., & Martins, G. de A. (2011). Teses das Teses em Contabilidade na USP. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(2), 22–43. https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>