Determinantes individuais e organizacionais da competência digital de profissionais de contabilidade gerencial
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3798Palavras-chave:
Controladoria, Profissão, Competência Digital, Digitalização, Desenvolvimento de EscalasResumo
Objetivo: Propor um instrumento para mensurar a competência digital de profissionais de contabilidade gerencial e identificar os fatores individuais e organizacionais mais relevantes associados a essa competência.
Método: Realizou-se um levantamento com 109 profissionais de contabilidade gerencial para desenvolver e validar uma escala de competência digital composta por 10 itens, seguindo as etapas metodológicas de desenvolvimento de escalas (elaboração de itens, construção da escala e avaliação da dimensionalidade, confiabilidade e validade), bem como análises fatoriais exploratória e confirmatória. Também foram examinadas variáveis individuais (cargo, experiência, idade, gênero, escolaridade) e organizacionais (departamento de análise de dados, afinidade tecnológica, porte da empresa, transformação digital).
Resultados: Os resultados indicam que fatores individuais estão significativamente associados à competência digital dos profissionais de contabilidade gerencial. Especificamente, a competência digital declina com a idade, mas é mais elevada entre os profissionais que ocupam cargos de controladoria e aqueles com maior interesse em tecnologia. Além disso, a competência digital está negativamente associada à presença de um departamento de análise de dados independente na organização.
Contribuições: Este estudo apresenta várias contribuições. Primeiramente, representa um avanço na literatura sobre digitalização na contabilidade gerencial, evidenciando que características individuais desempenham um papel central no aprimoramento da competência digital na área contábil e financeira. Em segundo lugar, traz uma contribuição metodológica, ao introduzir uma nova escala para mensurar a competência digital de contadores de contabilidade gerencial. Por fim, oferece implicações práticas, ao sugerir que departamentos de análise de dados independentes podem, inadvertidamente, dificultar o desenvolvimento da competência digital desses profissionais.
Tradução
Referências
Aguiar, G., Gouveia, L., & Rodrigues, F. (2021). Accounting Professionals and Digital Maturity: insight from the reflections of digital transformation / Profissionais Contábeis e Maturidade Digital: insights sobre os reflexos da transformação digital. Brazilian Journal of Business, 3(4), 3009–3029. https://doi.org/10.34140/bjbv3n4-017
AICPA & CIMA. (2019). CGMA Competency Framework 2019. https://www.aicpa-cima.com/resources/download/cgma-competency-framework-2019-edition
AICPA & CIMA. (2024). About Us: Association of International Certified Professional Accountants & Chartered Institute of Management Accountants (AICPA & CIMA). https://www.aicpa-cima.com/about/landing/about
Appelbaum, D., Kogan, A., Vasarhelyi, M., & Yan, Z. (2017). Impact of business analytics and enterprise systems on managerial accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 25, 29–44. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2017.03.003
Asparouhov, T., & Muthén, B. (2010). Simple Second Order Chi-Square Correction. Mplus Technical Appendix.
Bhimani, A., & Willcocks, L. (2014). Digitisation, Big Data and the transformation of accounting information. Accounting and Business Research, 44(4), 469–490. https://doi.org/10.1080/00014788.2014.910051
Biesecker, B. B., Woolford, S. W., Klein, W. M. P., Brothers, K. B., Umstead, K. L., Lewis, K. L., Biesecker, L. G., & Han, P. K. J. (2017). PUGS: A novel scale to assess perceptions of uncertainties in genome sequencing. Clinical Genetics, 92(2), 172–179. https://doi.org/10.1111/CGE.12949
Boateng, G. O., Neilands, T. B., Frongillo, E. A., Melgar-Quiñonez, H. R., & Young, S. L. (2018). Best Practices for Developing and Validating Scales for Health, Social, and Behavioral Research: A Primer. Frontiers in Public Health, 6. https://doi.org/10.3389/fpubh.2018.00149
Braun, C., & Hadwich, K. (2016). Complexity of internal services: Scale development and validation. Journal of Business Research, 69(9), 3508–3522. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.035
Breusch, T. S., & Pagan, A. R. (1979). A Simple Test for Heteroscedasticity and Random Coefficient Variation. Econometrica, 47(5), 1287. https://doi.org/10.2307/1911963
Brown, T. A. (2006). Confirmatory Factor Analysis for Applied Research. The Guilford Press.
Colbert, A., Yee, N., & George, G. (2016). The Digital Workforce and the Workplace of the Future. Academy of Management Journal, 59(3), 731–739. https://doi.org/10.5465/amj.2016.4003
Comrey, A. L., & Lee, H. B. (1992). A First Course in Factor Analysis (2nd ed.). Lawrence Erlbaum Associates.
Correia, M. C. G. M., Wanderley, C. de A., & Aguiar, A. B. de. (2023). Habilidades Interpessoais dos Profissionais da Contabilidade: efetividade, conflito e satisfação no trabalho. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 17(4). https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3324
Da Silva, A., Haveroth, J., & da Cunha, P. R. (2022). Influência do Estilo de Liderança e da Subordinação no Julgamento e Tomada de Decisão do Auditor Interno. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 16(1). https://doi.org/10.17524/repec.v16i1.2936
De Ayala, R. J. (2008). The Theory and Practice of Item Response Theory (1st ed.). Guilford Publications.
Deloitte. (2021). A new language for digital transformation.
DiStefano, C., & Morgan, G. B. (2014). A Comparison of Diagonal Weighted Least Squares Robust Estimation Techniques for Ordinal Data. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 21(3), 425–438. https://doi.org/10.1080/10705511.2014.915373
Eklund, S., Tam, M., & Woodcook, E. (2018). New technology, new rules: Reimagining the modern finance workforce. McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/new-technology-new-rules-reimagining-the-modern-finance-workforce
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2021). Manual de Análise de Dados (1st ed.). LTC.
Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2016). A note on improving EAP trait estimation in oblique factor-analytic and item response theory models. 37, 235–247.
Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2017). Program FACTOR at 10: Origins, development and future directions. Psicothema, 29(2), 236–240. https://doi.org/10.7334/psicothema2016.304
Ghomi, M., & Redecker, C. (2019). Digital Competence of Educators (DigCompEdu): Development and Evaluation of a Self-assessment Instrument for Teachers’ Digital Competence. Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education, 1, 541–548. https://doi.org/10.5220/0007679005410548
Gilch, P. M., & Sieweke, J. (2021). Recruiting digital talent: The strategic role of recruitment in organisations’ digital transformation. German Journal of Human Resource Management: Zeitschrift Für Personalforschung, 35(1), 53–82. https://doi.org/10.1177/2397002220952734
Graham, A., Davey‐Evans, S., & Toon, I. (2012). The developing role of the financial controller: evidence from the UK. Journal of Applied Accounting Research, 13(1), 71–88. https://doi.org/10.1108/09675421211231934
Grošelj, D., van Deursen, A. J. A. M., Dolničar, V., Burnik, T., & Petrovčič, A. (2021). Measuring internet skills in a general population: A large-scale validation of the short Internet Skills Scale in Slovenia. The Information Society, 37(2), 63–81. https://doi.org/10.1080/01972243.2020.1862377
Hair, J., Black, W. C., Babin, B., & Anderson, R. E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning.
Hargittai, E. (2010). Digital Na(t)ives? Variation in internet skills and uses among members of the “net Generation.” Sociological Inquiry, 80(1), 92–113. https://doi.org/10.1111/j.1475-682X.2009.00317.x
Hargittai, E., & Shafer, S. (2006). Differences in Actual and Perceived Online Skills: The Role of Gender*. Social Science Quarterly, 87(2), 432–448. https://doi.org/10.1111/j.1540-6237.2006.00389.x
Hecht, G. W. (2021). Accounting Analytics - Leveraging New Opportunities. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(4). https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.3031
Heinzelmann, R. (2019). Digitalizing Management Accounting. In Controlling – Aktuelle Entwicklungen und Herausforderungen (pp. 207–226). Springer Fachmedien Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-27723-9_9
Herbold, J. (2021). CPA Evolution: Avoiding Professional Extinction. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(3). https://doi.org/10.17524/repec.v15i3.2982
Hernandez-Nieto, R. A. (2002). Contributions to Statistical Analysis. Booksurge Publishing.
Hinkin, T. R. (1998). A Brief Tutorial on the Development of Measures for Use in Survey Questionnaires. Organizational Research Methods, 1(1), 104–121. https://doi.org/10.1177/109442819800100106
Holmes, H., & Burgess, G. (2022). Digital exclusion and poverty in the UK: How structural inequality shapes experiences of getting online. Digital Geography and Society, 3, 100041. https://doi.org/10.1016/j.diggeo.2022.100041
Horton, K. E., Wanderley, C. de A., Souza, G. H. C., & Araujo, J. G. (2020). Roles and Attitudes in the Management Accounting Profession: An International Study. Management Accounting Quarterly, 21(3).
IMA. (2019). Management Accounting Competency Framework. https://www.imanet.org/career-resources/management-accounting-competencies
IMA. (2024). About the Institute of Management Accountants. https://www.imanet.org/en/About-IMA
JASP Team. (2023). JASP (Version 0.16.3)[Computer software]. https://jasp-stats.org/
Jiles, L. (2020). Upskilling with RPA. Strategic Finance, 102(1), 60–61.
Kline, R. B. (2015). Principles and Practice of Structural Equation Modeling (4th ed.). The Guilford Press.
Lawson, R. A., & Hatch, T. (2020). Preparing the Finance Function for Technological Change. Strategic Finance. https://sfmagazine.com/post-entry/october-2020-preparing-the-finance-function-for-technological-change/
Li, C.-H. (2016). Confirmatory factor analysis with ordinal data: Comparing robust maximum likelihood and diagonally weighted least squares. Behavior Research Methods, 48(3), 936–949. https://doi.org/10.3758/s13428-015-0619-7
Livingstone, S., & Helsper, E. (2007). Gradations in digital inclusion: children, young people and the digital divide. New Media & Society, 9(4), 671–696. https://doi.org/10.1177/1461444807080335
McLean, G. N., Yang, B., Kuo, M.-H. C., Tolbert, A. S., & Larkin, C. (2005). Development and initial validation of an instrument measuring managerial coaching skill. Human Resource Development Quarterly, 16(2), 157–178. https://doi.org/10.1002/hrdq.1131
Moll, J., & Yigitbasioglu, O. (2019). The role of internet-related technologies in shaping the work of accountants: New directions for accounting research. British Accounting Review, 51(6). https://doi.org/10.1016/j.bar.2019.04.002
Möller, K., Schäffer, U., & Verbeeten, F. (2020). Digitalization in management accounting and control: an editorial. In Journal of Management Control (Vol. 31, Issues 1–2). Springer Science and Business Media Deutschland GmbH. https://doi.org/10.1007/s00187-020-00300-5
Morgado, F. F. R., Meireles, J. F. F., Neves, C. M., Amaral, A. C. S., & Ferreira, M. E. C. (2018). Scale development: ten main limitations and recommendations to improve future research practices. Psicologia: Reflexão e Crítica, 30(1), 3. https://doi.org/10.1186/s41155-016-0057-1
Netemeyer, R. G., Bearden, W. O., & Sharma, S. (2003). Scaling Procedures Issues and Applications (1st ed.). Sage Publications.
Pacanaro, S. V., Rabelo, I. S., & Leme, I. S. (2021). Estudo de validade de conteúdo por meio da avaliação de juízes de uma escala de autoeficácia socioemocional para adultos. Revista Meta: Avaliação, 13(40), 597. https://doi.org/10.22347/2175-2753v13i40.3473
Rentz, J., Shepherd, C., Tashchian, A., Dabholkar, P., & Ladd, R. (2013). Measure of Selling Skill: Scale Development and Validation. Journal of Personal Selling & Sales Management, 22, 13–21. https://doi.org/10.1080/08853134.2002.10754289
Rieg, R. (2018). Tasks, interaction and role perception of management accountants: evidence from Germany. Journal of Management Control, 29(2), 183–220. https://doi.org/10.1007/s00187-018-0266-0
Rikhardsson, P., & Yigitbasioglu, O. (2018). Business intelligence & analytics in management accounting research: Status and future focus. International Journal of Accounting Information Systems, 29, 37–58. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2018.03.001
Rom, A., & Rohde, C. (2007). Management accounting and integrated information systems: A literature review. International Journal of Accounting Information Systems, 8(1), 40–68. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2006.12.003
Rossiter, J. R. (2002). The C-OAR-SE procedure for scale development in marketing. International Journal of Research in Marketing, 19(4), 305–335. https://doi.org/10.1016/S0167-8116(02)00097-6
Saunders, M. N. K., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th ed.). Pearson.
Scussel, F., & Demo, G. (2019). The relational aspects of luxury consumption in Brazil: The development of a luxury customer relationship perception scale and the analysis of brand personality influence on relationship perception on luxury fashion brands. Brazilian Business Review, 16(2), 174–190. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.2.5
Shapiro, S. S., & Francia, R. S. (1972). An Approximate Analysis of Variance Test for Normality. Journal of the American Statistical Association, 67(337), 215–216. https://doi.org/10.1080/01621459.1972.10481232
Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychological Methods, 16(2), 209–220. https://doi.org/10.1037/a0023353
Valentini, F., & Damásio, B. F. (2016). Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2). https://doi.org/10.1590/0102-3772e322225
van der Stede, W. A., Mark Young, S., & Xiaoling Chen, C. (2006). Doing Management Accounting Survey Research. In Handbooks of Management Accounting Research (Vol. 1, pp. 445–478). https://doi.org/10.1016/S1751-3243(06)01018-2
Van der Stede, W. A., Young, S. M., & Chen, C. X. (2005). Assessing the quality of evidence in empirical management accounting research: The case of survey studies. Accounting, Organizations and Society, 30(7–8), 655–684. https://doi.org/10.1016/j.aos.2005.01.003
van Laar, E., van Deursen, A. J. A. M., van Dijk, J. A. G. M., & de Haan, J. (2020). Measuring the levels of 21st-century digital skills among professionals working within the creative industries: A performance-based approach. Poetics, 81. https://doi.org/10.1016/j.poetic.2020.101434
Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. In Journal of Strategic Information Systems (Vol. 28, Issue 2, pp. 118–144). Elsevier B.V. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003
White, H. (1980). A Heteroskedasticity-Consistent Covariance Matrix Estimator and a Direct Test for Heteroskedasticity. Econometrica, 48(4), 817. https://doi.org/10.2307/1912934
Wooldridge, J. M. (2012). Introdução à Econometria (4th ed.). Cengage Learning.
Yi, J. (2009). A measure of knowledge sharing behavior: scale development and validation. Knowledge Management Research & Practice, 7(1), 65–81. https://doi.org/10.1057/kmrp.2008.36
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.