Disclosure Frente à Crescente Intangibilização das Empresas: Valor Contábil x Valor de Mercado

Autores

  • Veronica Andrea Lima Gouveia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Tatiane Gomes Silva UFRJ
  • Natan Szuster Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fortunée Szuster Fundação Getúlio Vargas/RJ

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i4.1931

Palavras-chave:

Intangibilização, Disclosure, Valor de Mercado

Resumo

Objetivo: Verificar se, com a progressiva “intangibilização” das empresas, a Contabilidade tem procurado desenvolver maneiras de manter a utilidade das informações contábeis para a tomada de decisão de investimentos.

Método: Trata-se de estudo exploratório com abordagem qualitativa. A pesquisa tem como base a lista das maiores empresas em valor de mercado, divulgada pela Visual Capitalist, em 2016. Analisou-se a evolução dos últimos 15 anos nas principais bolsas de valores do mercado norte-americano e constatou-se que, de 2001 até 2016, houve uma mudança no ranking das maiores empresas em valor de mercado de outros setores da economia para o setor de tecnologia, onde as cinco maiores empresas do mundo, em 2016, foram: Apple, Alphabet (holding da Google), Microsoft, Amazon e Facebook.

Resultado: Evidenciam que o valor do patrimônio líquido das empresas é inferior ao valor de mercado. O mercado considera que parte da diferença seja decorrente do não reconhecimento contábil dos intangíveis das empresas, principalmente no novo cenário da economia digital.

Contribuições: Como a solução não será atingida no curto prazo e a Contabilidade não pode deixar de manter sua característica informacional, defende-se a divulgação de seus itens intangíveis mesmo que em Notas Explicativas.

Biografia do Autor

Veronica Andrea Lima Gouveia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda na UFRJ em Ciências Contábeis.

Tatiane Gomes Silva, UFRJ

Doutoranda na UFRJ em Ciências Contábeis.

Natan Szuster, Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro

nathan.nszuster@gmail.com

Publicado

14-12-2018

Como Citar

Gouveia, V. A. L., Silva, T. G., Szuster, N., & Szuster, F. (2018). Disclosure Frente à Crescente Intangibilização das Empresas: Valor Contábil x Valor de Mercado. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(4). https://doi.org/10.17524/repec.v12i4.1931

Edição

Seção

Artigos