Afinal, do que Depende a Satisfação do Revisor para a sua Atividade na Comunicação Científica?

Autores

  • Fábio Frezatti Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Diógenes Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v14i3.2449

Palavras-chave:

Revisor, Conflito de função, Ambiguidade de função, Satisfação do revisor

Resumo

Objetivo: Identificar o que estimula ou inibe a satisfação do revisor no desempenho de suas tarefas, a partir da abordagem seminal de Katz e Kahn (1970) onde o conflito de função e a ambiguidade de função são analisados no que se refere ao papel do revisor.

Método: A coleta de dados foi realizada por meio de survey com a comunidade de pesquisa de contabilidade e administração, resultando em 153 questionários válidos. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a modelagem de equações estruturais.

Resultados: O posicionamento do periódico em rankings, como Qualis e JCR está entre os aspectos que mais afetam favoravelmente a satisfação do revisor. A ambiguidade de função impacta negativamente a satisfação do revisor. Os elementos de conflito de função não foram identificados como afetando negativamente a satisfação.

Contribuições: O revisor de artigos acadêmicos desempenha uma atividade fundamental na construção do conhecimento por proporcionar o aperfeiçoamento e a confiabilidade da publicação, por isso, entender como a motivação, a ambiguidade de função e o conflito de função impactam a satisfação do revisor pode aumentar o potencial de gestão pelos editores de periódicos acadêmicos e valorizar o papel do revisor.

Palavras-chave: Revisor. Conflito de função. Ambiguidade de função. Satisfação do revisor.

Biografia do Autor

Fábio Frezatti, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988), Doutorado e Livre-docência (2001) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade de São Paulo, primeiro diretor presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis, editor e membro de conselho editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Atua na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, empresas familiares, avaliação de desempenho e controle gerencial. Lidera grupo de pesquisa, transformado no Laboratório de Pesquisa de Práticas Gerenciais. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (2002-2004 e 2005-2006) e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (2006-2008 e 2008-2010). Eleito Diretor da FEA USP para o período 2018-2022. Antes de 1996 foi executivo, ocupando posições de gerência e diretoria em empresas predominantemente multinacionais. Membro de comissões de avaliação da CAPES da área Administração, Contabilidade e Turismo (2002-2004). Membro do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração e Contabilidade (2010-2013). Editor-chefe da Revista Contabilidade & Finanças - USP (2011-2013, 2013-2015, 2015-2017 e 2017-2019). Um dos dois co-editores convidados pela Emerald para a produção da Edição Especial Latino-Americana de Contabilidade para o periódico Journal of Accounting in Emerging Economies (JAEE). Membro da EAA (European Accounting Association) e representante da América do Sul e Caribe no Board do EAA para o período maio 2013-maio 2018. Membro do conselho universitário da USP (2011-2013, 2013-2015 e 2017-2019), representando a FEA USP. Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da Universidade de São Paulo para o período 2018-2019.

Referências

Anderson, P. (1997). ‘Gatekeepers’ and the quality of the journal literature: findings from a survey of journal editors into the issue of alleged excessive publication in scholarly and scientific journals. Serials Review, 23(2), 45–57. Recuperado de https://doi.org/10.1016/S0098-7913(97)90050-2
Bailey, C. D., Hermanson, D. R., & Louwers, T. J. (2008). An examination of the peer review process in accounting journals. Journal of Accounting Education, 26(2), 55–72. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2008.04.001
Berk, J. B., Harvey, C. R., & Hirshleifer, D. (2017). How to write an effective referee report and improve the scientific review process. Journal of Economic Perspectives, 31(1), 231–244. Recuperado de https://doi.org/10.1257/jep.31.1.231
Cabral, S. (2018). Autores, pareceristas e editores: tripé do processo de revisão de artigos científicos. Revista Administração de Empresas, 58(4), 433-437.
Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. (2nd. ed.). New York: Psychology Press.
Coniam, D. (2012). Exploring reviewer reactions to manuscripts submitted to academic journals. System, 40(4), 544–553. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.system.2012.10.002
Engers, M., & Gans, J. S. (1998). Why referees are not paid (enough). The American Economic Review, 88(5), 1341–1349.
Fichter, C. (2010). A research study of role conflict, role ambiguity, job satisfaction, and burnout among financial advisors. (Tese de Doutorado), Lynn Univeristy.
Fisher, R. T. (1995). Role stress, the type a behaviour pattern, and external auditor job satisfaction and performance. (Dissertação, Master of Commerce and Management), Lincoln University, New Zealand.
Gilmore, A., Carson, D., & Perry, C. (2006). Academic publishing: best practice for editors, guest editors, authors and reviewers. European Business Review, 18 (6), 468-478.
Gregson, T., & Wendell, J. (1994). Role conflict, role ambiguity, job satisfaction and the moderating effect of job-related self-esteem: a latent variable anal. Journal of Applied Business Research, 10(2), 106-113.
Hair Jr., J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2016). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). (2nd. ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc.
Harzing, A-W, & Wal, Ron van der. (2007). Google Scholar : the democratization of citation analysis ? Ethics in Science and Environmental Politics, (November). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/228856805_Google_Scholar_the_democratization_of_citation_analysis?enrichId=rgreq-3c339ee2dacd0e29c7dbe1b566d91e34-XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzIyODg1NjgwNTtBUzo5OTI2OTQxOTczMjk5NUAxNDAwNjc5MDgyMjgz&el=1_x_2&_esc=publicationCoverPdf
Kahn, R. L., Wolfe, D. M., Quinn, R. P., Snoek, J. D., & Rosenthal, R. A. (1964). Organizational stress: studies in role conflict and ambiguity. Oxford, England: John Wiley.
Karadal, H., Ay, U., & Cuhadar, M. T. (2008). The effect of role conflict and role ambiguity on job satisfaction and organizational commitment: a study in the public and private sectors. The Journal of American Academy of Business, Cambridge, 13(2), 195-214.
Katz, D., & Kahn, R. L. (1970). Psicologia social das organizações (2nd. ed.). São Paulo: Atlas.
Mihalek, E. W. (1989). Role conflict and ambiguity of engineering personnel in a government agency with effects on job related measures. (Tese, Doctor of Education), Temple University, The Faculty of the Graduate School, United States.
Moizer, P. (2009). Publishing in accounting journals: a fair game? Accounting, Organizations and Society, 34(2), 285–304. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.aos.2008.08.003
Montgomery, M. R. (2011). Does absense of managerial communication negatively influence job satisfaction? A quantitative examination of the correlation between job satisfaction and role conflict and role ambiguity among high-tech employees. (Tese, Doctor of Philosophy), Capella University, David Chapman, Psy.D, Dean, Harold Abel School of Social and Behavioral Sciences.
Oler, D. K., & Pasewark, W. R. (2016). How to review a paper. Issues in Accounting Education, 31(2), 219–234. Recuperado de https://doi.org/10.2308/iace-50748
Palomino, M. N., & Frezatti, F. (2016). Role conflict, role ambiguity and job satisfaction: Perceptions of the brazilian controllers. Revista de Administração, 51(2), 165–181. Recuperado de https://doi.org/10.5700/rausp1232
Reuber, A. R. (2010). Strengthening Your Literature Review. Family Business Review, 23(2), 105–108. Recuperado de https://doi.org/10.1177/0894486510368259
Rigo, A. S., & Ventura, A. C. (2019). Por quê e como nos tornamos avaliadores de artigos científicos? Editorial. Revista Organizações & Sociedade, 26(89), 194-199. doi: 10.1590/1984-9260890
Rivara, F. P., Cummings, P., Ringold, S., Bergman, A. B., Joffe, A., & Christakis, D. A. (2007). A comparison of reviewers selected by editors and reviewers suggested by authors. The Journal of Pediatrics, 151(2), 202–5. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2007.02.008
Rizzo, J. R., House, R. J., & Lirtzman, S. I. (1970). Role conflict and ambiguity in complex organizations. Administrative Science Quartely, 15(2), 150-163.
Sharma, P. (2016). Editor's note - a year in review, Family Business Review 2017, 30(1), 7–10.
Singh, J., & Rhoads, G. K. (1991). Boundary role ambiguity in marketing-oriented positions: a multidimensional, multifaceted operationalization. Journal of Marketing Research, 28(3), 328-338.
Tarrant, T. A. (2008). Role conflict, role ambiguity and job satisfaction of the nurse executive. (Tese, Doctor of Philosophy Degree in Nursing), University of Nevada , Division of Health Sciences, Las Vegas.
Trzesniak, P., Plata-Caviedes, T, & Córdoba-Salgado, O. A. (2012). Qualidade de conteúdo, o grande desafio para os editores científicos, Revista Colombiana de Psicologia, 21(1), 57–78.
Van De Ven, A. H., & Johnson, P. E. (2006). Knowledge for theory and practice. Academy of Management Review, 31(4), 802–821. Recuperado de https://doi.org/10.5465/AMR.2006.22527385
Wright, James T. C., & Giovinazzo, R. A. (2000). DELPHI - uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração, 1, 54-65.

Publicado

01-10-2020

Como Citar

Frezatti, F., & Bido, D. (2020). Afinal, do que Depende a Satisfação do Revisor para a sua Atividade na Comunicação Científica?. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(3). https://doi.org/10.17524/repec.v14i3.2449

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)