Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas

Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas

Autores

  • Camila Paniz Mallmann Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Vitor Hideo Nasu Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5176-6634
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751

Palavras-chave:

Leitura, Desempenho acadêmico, Estudantes de graduação, Ensino superior, Ciências sociais aplicadas

Resumo

Objetivo: Investigar, de forma geral e comparativa, a relação entre a leitura extracurricular e o desempenho de discentes da área de ciências sociais aplicadas.

Método: Coletaram-se microdados de 338.977 alunos de nove cursos de graduação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2018.

Resultados: As análises iniciais mostraram que o curso de graduação está associado significativamente à leitura extracurricular (mensurada pela quantidade de livros lidos que não estão contidos nas referências bibliográficas das disciplinas). Chama-se atenção especial para o curso de contabilidade, cujos estudantes – de forma geral e proporcional aos outros cursos – estão lendo menos. Em adição, os modelos de regressão indicaram relação positiva entre a leitura extracurricular e o desempenho acadêmico. Isso é válido para o desempenho nas provas de componente específico, de formação geral e, consequentemente, para o desempenho geral do discente no ENADE 2018.

Contribuições: Recomenda-se que estudantes de graduação façam leituras além daquelas que constam nos programas das disciplinas, uma vez que os achados sugerem que a leitura extracurricular é relevante para a sua formação geral e específica e que, além disso, pode aprimorar as habilidades de leitura, interpretação de texto e escrita, aspectos fundamentais para se obter sucesso nos cursos de graduação.

Biografia do Autor

Camila Paniz Mallmann, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Vitor Hideo Nasu, Universidade de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

01-07-2021

Como Citar

Mallmann, C., Nasu, V., & Domingues, M. J. (2021). Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas: Análises Comparativa e Geral de Estudantes da Área de Ciências Sociais Aplicadas. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(2). https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751

Edição

Seção

Artigos