Uma contribuição à historiografia do ensino contábil no Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade do Vale o Rio dos Sinos
  • Ernani Ott Universidade do Vale o Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.92

Palavras-chave:

História da Contabilidade, Historiografia da Educação, Ensino Contábil

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar a origem e a evolução do ensino contábil no Rio Grande do Sul, destacando a contribuição de personalidades, de instituições representativas da classe contábil e de escolas que se dedicaram ao ensino comercial. Foi desenvolvido com base em documentos e livros relacionados à história comercial do Estado, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a esses documentos são divulgadas imagens visando ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que o ensino contábil no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado em três momentos distintos: suas primeiras evidências mediante o ensino prático de uma disciplina secundarista; seu fortalecimento por meio de órgãos de classe relacionados aos caixeiros e guarda-livros e de escolas focadas no ensino contábil; e sua consolidação com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, cujos 100 anos foram completados em 2009 já como Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Embora o cenário em que se desenvolve o estudo seja regional, espera-se contribuir também para a historiografia do ensino e cultura contábil brasileira.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade do Vale o Rio dos Sinos

Contador (FURG), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (UCPEL), Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS).

Ernani Ott, Universidade do Vale o Rio dos Sinos

Doutor em Contabilidade, Coordenador do PPG em Ciências Contábeis (UNISINOS)

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Publicado

16-11-2011

Como Citar

Barbosa, M. A. G., & Ott, E. (2011). Uma contribuição à historiografia do ensino contábil no Estado do Rio Grande do Sul. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5. https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.92