PARADIGMA ATUAL DA CIÊNCIA CONTÁBIL: PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS EM RELAÇÃO À PESQUISA EM CONTABILIDADE

Autores

  • José Alonso Borba
  • Fernando Dal Ri Murcia
  • Suliani Rover
  • Flávia Cruz de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v3i1.41

Palavras-chave:

docentes norte-americanos, pesquisa contábil, paradigma

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção de docentes de universidades norte-americanas acerca do paradigma da pesquisa científica em Contabilidade. Para isso, elaborou-se um questionário eletrônico, o qual foi enviado para 1.671 professores provenientes de 92 universidades norte-americanas que possuíam Doutorado em Contabilidade. Um total de 150 docentes respondeu ao questionário de pesquisa. Os resultados evidenciam que: (i) os docentes norte-americanos não acreditam que possuir graduação em Contabilidade seja essencial para torna-se um professor/pesquisador de sucesso na área; (ii) a University of Texas possui o melhor curso de graduação em Contabilidade e a University of Chicago possui o melhor doutorado na área; (iii) The Accounting Review (TAR) é considerado o principal periódico de Contabilidade; (iv) William Beaver é o principal pesquisador da área; (v) temas emergentes na área contábil estão relacionados a governança corporativa, valuation e harmonização contábil. Finalmente, o presente trabalho busca contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas no cenário nacional, na medida em que evidencia traços e características do principal pólo mundial da Contabilidade.

Downloads

Publicado

2009-05-25

Como Citar

Alonso Borba, J., Dal Ri Murcia, F., Rover, S., & Cruz de Souza, F. (2009). PARADIGMA ATUAL DA CIÊNCIA CONTÁBIL: PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS EM RELAÇÃO À PESQUISA EM CONTABILIDADE. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 3(1), 65–86. https://doi.org/10.17524/repec.v3i1.41

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)