DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SEGUNDO O PERFIL SOCIOEDUCACIONAL

Autores

  • Laurindo Panucci-Filho Professor Assistente da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Ademir Clemente Professor Assistente da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Alceu Souza Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)
  • Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.241

Palavras-chave:

Estudante de Ciências Contábeis, Ensino de Contabilidade, Perfil socioeducacional, Dificuldades percebidas, Perspectivas profissionais.

Resumo

Este estudo tem como foco principal compreender os aspectos existenciais precedentes ao ingresso na universidade e se dá pelo delineamento do perfil socioeducacional dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para alcançar tal intento, executa-se um estudo acerca dos aspectos inerentes à formação e à definição profissional exigidas pelo mercado de trabalho, permeadas pela ênfase nas dificuldades percebidas, decorrentes da formação socioeducacional do estudante. De forma complementar a esta pesquisa, investigam-se as aspirações profissionais do estudante, delineadas em conjunto com o perfil socioeducacional, durante sua formação como indivíduo, e a manutenção, ou não, dessas perspectivas durante o período da universidade. Trata-se de estudo descritivo, por meio de levantamento e auxílio da estatística descritiva, X2 (qui-quadrado), Análise de Clusters e Análise Discriminante, que identificou a existência de dois grupos com perfis distintos entre os estudantes de Ciências Contábeis nas turmas investigadas. Esses grupos foram denominados “Grupo Ascensão”, uma vez que esses estudantes reúnem aspectos dos estratos sociais inferiores; e Grupo Manutenção, que reúne características dos estratos sociais com características mais elevados. As evidências a que chegou o estudo permitem concluir que os grupos têm dificuldades percebidas e perspectivas profissionais distintas entre si.

Biografia do Autor

Laurindo Panucci-Filho, Professor Assistente da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Contabilidade (UFPR)

Ademir Clemente, Professor Assistente da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pós-Doutor em Economia do Trabalho (University of London)

Alceu Souza, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutor em Administração (FGV-SP)

Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP)

Publicado

30-03-2013

Como Citar

Panucci-Filho, L., Clemente, A., Souza, A., & Espejo, M. M. dos S. B. (2013). DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SEGUNDO O PERFIL SOCIOEDUCACIONAL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 7(1). https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.241

Edição

Seção

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