IMPAIRMENT NO GOODWILL: UMA ANÁLISE BASEADA NA DIVULGAÇÃO CONTÁBIL

Autores

  • Josilene da Silva Barbosa
  • Silvia Consoni Máster en Contabilidad por la Universidad Federal de Paraná –UFPR
  • Luciano Márcio Scherer Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP
  • Ademir Clemente Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1028

Palavras-chave:

Evidenciação. Regulação. Impairment. Goodwill.

Resumo

Este estudo objetivou verificar se as empresas brasileiras de capital aberto divulgaram informações sobre o teste de Impairment no goodwill, no período de 2009 a 2011. A elaboração de uma métrica com itens compulsórios de divulgação permitiu obter um índice de atendimento à norma e levantar quais informações as empresas têm divulgado. Os resultados indicam que em 2009 a maioria das empresas não evidenciou nenhuma informação exigida para o teste de Impairment no goodwill. No entanto, em 2010 e 2011, o percentual de empresas que nada evidenciaram sobre os procedimentos adotados para o teste decresceu. Aliado a isto, há indicativo de que o índice de evidenciação, em média, aumentou no decorrer do período analisado, porém mostra-se bastante heterogêneo. Informações sobre a taxa de desconto e a descrição da UGC não estiveram entre as informações mais evidenciadas. Os reflexos decorrentes de uma possível mudança na premissa-chave foi o item cuja divulgação foi a mais negligenciada pelas empresas em todos os anos. Como sugere a análise, esses resultados podem estar atrelados à adaptabilidade das empresas aos procedimentos de teste de Impairment, mas também podem decorrer das características de concentração de direitos de controle das empresas. Em linhas gerais, o aumento ao longo do período analisado no percentual de divulgação das premissas do teste de Impairment no goodwill não foi suficiente para reduzir as diferenças de divulgação apresentadas entre as empresas. Além disso, pôde-se perceber que muitas empresas não apresentaram consistência na divulgação dos itens da métrica de um ano para outro.

Biografia do Autor

Josilene da Silva Barbosa

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná –UFPR

Silvia Consoni, Máster en Contabilidad por la Universidad Federal de Paraná –UFPR

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná –UFPR

Luciano Márcio Scherer, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP

Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Ademir Clemente, Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR

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Publicado

21-05-2014

Como Citar

Barbosa, J. da S., Consoni, S., Scherer, L. M., & Clemente, A. (2014). IMPAIRMENT NO GOODWILL: UMA ANÁLISE BASEADA NA DIVULGAÇÃO CONTÁBIL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 8(2). https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1028

Edição

Seção

Artigos