APRENDIZADO DE CONTABILIDADE E A PERCEPÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • LUIS PAULO GUIMARÃES DOS SANTOS Universidade Federal da Bahia
  • SHEIZI CALHEIRA DE FREITAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • JOSÉ MARIA DIAS FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2479

Palavras-chave:

lucro; aprendizado de contabilidade; custo histórico

Resumo

Objetivo: o estudo procurar verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade.

Metodologia: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante a qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Através de um modelo logístico, investigou-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro.

Resultados e contribuições: os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, observou-se que o fato de o sujeito pertencer ao gênero feminino pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido. Esses achados contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser pode úteis para orientar estratégias de ensino e até mesmo os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.

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Publicado

31-03-2020

Como Citar

SANTOS, L. P. G. D., FREITAS, S. C., & DIAS FILHO, J. M. (2020). APRENDIZADO DE CONTABILIDADE E A PERCEPÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(1). https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2479

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