Percepções das Barreiras de Difusão da Pesquisa Gerencial por Pesquisadores e Profissionais

  • Viviane da Costa Freitag Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Vanessa de Quadros Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Silvio Paula Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0001-9169-1190
  • Clari Schuh Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Objetivo: Verificar em qual barreira de difusão a pesquisa em contabilidade gerencial no Brasil se encontra, na percepção de pesquisadores e profissionais de contabilidade. Estudos aferem que as investigações têm se dedicado a temas destoantes das necessidades organizacionais. Método: Trata-se de uma survey com abordagem quantitativa. Coletaram-se dados por meio de questionário eletrônico enviado a professores e membros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) considerando a acessibilidade. Para análise dos dados, utilizou-se o software SPSS, estatística descritiva e análise fatorial confirmatória. Resultados: Verificou-se que a pesquisa está demasiadamente isolada da prática. E é unânime, para ambos grupos, a percepção da necessidade de que as pesquisas se apropriem das problematizações advindas da prática. Nenhuma fase é totalmente responsável pela imposição de barreiras entre a teoria e a prática. Entretanto, a fase da tradução possui o maior potencial para aumentar o gap entre pesquisa acadêmica e prática. Contribuições: Contribui para o debate a respeito da relevância da pesquisa acadêmica e a prática em contabilidade gerencial, fornecendo evidências em relação à natureza, extensão e difusão da percepção dos pesquisadores e profissionais de contabilidade, representados por membros do CRC.

Biografia do Autor

Viviane da Costa Freitag, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Viviane da Costa Freitag é Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Professora da Universidade Tuiuti do Paraná e do Grupo Uninter.
Publicado
02-10-2019
Como Citar
Freitag, V. da C., Martins, V. de Q., Ribeiro, S. P., Schuh, C., & Ott, E. (2019). Percepções das Barreiras de Difusão da Pesquisa Gerencial por Pesquisadores e Profissionais. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(3). https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.1986
Seção
Artigos