Mudança de Editor Geral

31-12-2018

Nos últimos três anos, tive a grande satisfação de fazer parte do corpo editorial da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) -  um periódico científico mantido pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No primeiro ano (2016) atuei como editor adjunto, sob a tutela do Prof. Dr. Valcemiro Nossa, então editor geral da REPeC, tendo a honra de substituí-lo em seguida, permanecendo como editor geral da REPeC no biênio 2017-2018. Certamente este foi um período de muito aprendizado, tendo a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de alto nível e pessoas excelentes.

Ao fim do meu primeiro mandato como editor geral (2017-2018), chego a difícil decisão de não continuar fazendo parte desta grande equipe. Por esta razão, venho, oportunamente, agradecer a todos os que contribuíram com este trabalho, desde a Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Abracicon e com quem sempre pude contar: todos os editores com os quais tive a satisfação de trabalhar, como o Felipe Ramos Ferreira, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Paulo Roberto da Cunha, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Valcemiro Nossa e Vinícius Gomes Martins. Deixo aqui, também, meu muito obrigado a todos os autores, revisores e equipe de apoio da Abracicon e do CFC, que acreditaram no meu trabalho. Meu muito obrigado!

Nesses três anos, busquei dar continuidade aos bons trabalhos dos editores anteriores. Desde as mudanças estratégicas, como a implementação do ahead of print e do aumento da quantidade de artigos por edição, até as mudanças estruturais, como nova estrutura de resumos e nova plataforma eletrônica, tentando deixar minha contribuição à já vitoriosa história da REPeC. Em dois anos como editor geral, foram 9 edições publicadas, sendo 8 regulares e 1 especial de 10 anos da revista, participando diretamente da publicação de mais de 60 artigos.

Nesse período também pudemos observar o crescimento da REPeC por meio do SPELL, importante indexador nacional em nossa área. Considerando todas as revistas do SPELL, a REPeC subiu 13 (treze) posições em 2017 no principal indicador, o "Fator de Impacto 2 Anos Sem Autocitação". Em 2016 estava na posição 20 (vinte) e em 2017 passou para a 7ª posição entre todas as revistas. Considerando apenas a área de Contabilidade, a REPeC subiu da posição 12 (doze) para a posição 5 (cinco). Olhando para o indicador dos últimos 5 anos (Fator de Impacto 5 Anos Sem Autocitação), subiu da posição 20 (vinte) para a posição 7 (sete). Apenas entre as revistas de Contabilidade, subiu da posição 14 (catorze) para a posição 6 (seis).

Por fim, desejo muito sucesso ao Prof. Dr. Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, da universidade de Illinois (EUA), que atualmente é editor adjunto da REPeC e, a partir de 2019, passa a ser seu Editor Geral. Seu excelente histórico acadêmico e profissional dispensa apresentações. Tenho certeza absoluta que fará um excelente trabalho. Desejo-o muito sucesso e continuo à disposição.

Orleans Silva Martins

Editor Geral (2017-2018) e Editor Adjundo (2016) da REPeC