Teoria em Cena: a Produção de Vídeo como Instrumento no Ensino de Contabilidade

Autores

  • Ana Maria Beatriz Sardela Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis
  • Patricia Souza Costa Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis
  • Gilvania Sousa Gomes Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1523

Palavras-chave:

Produção de vídeos, Teoria da Contabilidade, Tecnologia de ensino

Resumo

Aproveitar o interesse e a experiência dos estudantes com o uso de tecnologias, para alcançar os objetivos de aprendizagem em um curso, é um desafio para os educadores. A produção de vídeo por estudantes é um método de ensino-aprendizagem que envolve recursos tecnológicos e exige uma postura ativa do discente no processo de aprendizagem. Essa atividade pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação do contador, como, por exemplo, pensar conceitualmente, relacionar teoria e prática, e exercer criatividade e liderança. O objetivo desta pesquisa é, nesse sentido, analisar a percepção dos estudantes quanto à utilidade da produção de vídeos como um mecanismo de ensino-aprendizagem na disciplina Teoria da Contabilidade. Participaram da pesquisa 65 alunos matriculados nessa disciplina, no segundo semestre letivo de 2015, em uma universidade pública mineira. Os resultados da pesquisa sugerem que, na percepção dos estudantes, a produção de vídeos tornou o conteúdo da disciplina mais interessante, instigou a criatividade para utilizar os conceitos, além de desenvolver habilidades como comprometimento com o grupo, organização, planejamento, dinamismo, criatividade, proatividade, interpretação e autoaprendizagem. Conclui-se que o método é oportuno e recomenda-se a sua continuidade como didática no ensino de Teoria da Contabilidade e outros conteúdos.

Biografia do Autor

Ana Maria Beatriz Sardela, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

Graduada em Ciências Contábeis pela UFU

Patricia Souza Costa, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU

Gilvania Sousa Gomes, Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Contábeis

Doutoranda em Contabilidade e Controladoria pela FEA-RP-USP Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU

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Publicado

25-05-2017

Como Citar

Sardela, A. M. B., Costa, P. S., & Gomes, G. S. (2017). Teoria em Cena: a Produção de Vídeo como Instrumento no Ensino de Contabilidade. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(2). https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1523

Edição

Seção

Artigos