A Visão da Academia e do Mercado de Trabalho sobre o Ensino da Auditoria

Autores

  • Jhonatan Hoff UFSC
  • Luiz Alberton UFSC
  • Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1408

Palavras-chave:

Ensino, Auditoria, Tópicos de Auditoria

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção do ensino de auditoria sob o enfoque da academia e do mercado de trabalho, com base na avaliação da importância dada por profissionais e docentes aos principais aspectos conceituais e normativos da área de auditoria. Para alcançar o objetivo proposto, coletou-se a percepção dos docentes responsáveis pela disciplina de auditoria e dos auditores atuantes no mercado de trabalho por meio de um questionário estruturado na forma de uma escala Likert. A amostra da pesquisa compreendeu todas as universidades federais e estaduais que possuem e curso de Ciências Contábeis e todas as empresas de auditoria cadastradas no banco de dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As respostas obtidas foram tratadas por meio dos testes não paramétricos de Mann-Whitney e a Correlação de Spearman. Os resultados demonstram, que em, aproximadamente, 75% dos assuntos levantados neste trabalho, a academia tende a corresponder à expectativa que o mercado possui acerca da importância dada a tais conteúdos dentro da disciplina de auditoria. As principais diferenças encontradas dizem respeito a assuntos relacionados ao Assurance Service, Auditoria de Entidades sem Fins Lucrativos, Auditoria de Órgãos Governamentais, Controle de Qualidade e Auditoria de Sistemas de Informação, os quais não recebem a ênfase dentro da academia, de acordo com a perspectiva do mercado. Os resultados aqui apresentados podem ser utilizados para que os professores avaliem a disposição dos conteúdos abordados dentro da disciplina, considerando a relevância atribuída pelo mercado.

Biografia do Autor

Jhonatan Hoff, UFSC

Mestrando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Luiz Alberton, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo, UFSC

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

29-03-2017

Como Citar

Hoff, J., Alberton, L., & Camargo, R. de C. C. P. (2017). A Visão da Academia e do Mercado de Trabalho sobre o Ensino da Auditoria. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(1). https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1408

Edição

Seção

Artigos