O Perfil Discente e o Desenvolvimento das Habilidades para Empregabilidade em Ambientes de Inovação
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3660Palavras-chave:
Habilidades para Empregabilidade, Perfil Discente, Contabilidade, TecnologiaResumo
Objetivos: A pesquisa objetivou identificar as habilidades requeridas para contadores atuarem em ambientes de inovação, e analisar a relação entre o perfil discente e a predisposição para o desenvolvimento dessas habilidades.
Método: Os dados sobre as habilidades foram coletados de anúncios de empregos e de entrevistas com gestores. Para os dados sobre o perfil discente, foi aplicado um questionário obtendo 465 respostas. Para as análises foram realizados exames dos conteúdos dos anúncios e dos resultados dos roteiros de entrevistas, e aplicado um modelo de regressão linear múltipla para entender as relações entre as características dos estudantes e a predisposição para o desenvolvimento das habilidades.
Resultados: Os resultados demonstraram que as habilidades mais requeridas são comportamentais (interpessoais e intrapessoais), onde os discentes sinalizaram ter alta predisposição para o desenvolvimento das habilidades intrapessoais. Foi constatado que algumas características dos discentes impactam no nível de predisposição para o desenvolvimento das habilidades, explicando a relação com os perfis estado civil, gênero, turno de curso, atitude extrovertida e função de sensação.
Contribuições: O estudo apresenta contribuições significativas, pois fomenta o debate sobre o ensino com abordagem em habilidades para empregabilidade. Além disso, ao revelar a importância das habilidades e fornecer informações para o desenvolvimento do ensino, a pesquisa contribui para a formação de profissionais mais qualificados. Para empregadores, docentes e coordenadores, pode contribuir para o planejamento e para identificarem a necessidade de métodos de ensino que atenda a todos de diferentes formas.
Traduções deste artigo
Referências
Ahmed, M. I., Mustaffa, C. S., & Rani, N. S. A. (2020). Responding to Covid-19 via online learning: The relationship between Facebook intensity, community factors with social capital and academic performance. PalArch's Journal of Archaeology of Egypt/Egyptology, 17(6), 779-806.
Bala, R. & Singh, S. (2021). Employability skills of management students: A study of teacher’s viewpoint. Materials Today: Proceedings. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.05.473
Banasik, E. & Jubb, C. (2021). Are Accounting Programs Future-ready? Employability Skills. Australian Accounting Review, 31, 256-267. https://doi.org/10.1111/auar.12337
Behtoui, A. & Neergaard, A. (2016). Social capital and the educational achievement of young people in Sweden. British Journal of Sociology of Education, 37:7, 947-969, https://doi.org/10.1080/01425692.2015.1013086
Borsa, J. C., Damásio, B. F., & Bandeira, D. R. (2012). Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 423-432. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300014
Bourdieu, P. (1998). Os três estados do capital cultural. Catani, A. & Nogueira, M. A. (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 71-80.
Briggs, S. P., Copeland, S. & Haynes, D. (2007) Accountants for the 21st Century, where are you? A five-year study of accounting students’ personality preferences, Critical Perspectives on Accounting, 18 (5) 511-537. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2006.01.013
Brouwer, J., Jansen, E., Flaché, A. & Hofman, A. (2016). The impact of social capital on self-efficacy and study success among first-year university students. Learning and Individual Differences, 52, 109-118. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.09.016
Brown, T. A. (2015). Confirmatory Factor Analysis for Applied Research (2nd Ed). Guilford Press.
Cornachione, E. B. Jr., Cunha, J. V. A., Luca, M. M. M., & Ott, E. (2010). O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 21(53), 1-23. https://doi.org/10.1590/S1519-70772010000200004
Draelants, H. & Ballatore, M. (2021). Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. Educação e Pesquisa, (trad.: Nogueira, M. A.), 47, e470100301. https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302
Dwivedi, A. K., Mallawaarachchi, I., & Alvarado, L. A. (2017). Analysis of small sample size studies using nonparametric bootstrap test with pooled resampling method. Statistics in medicine, 36(14), 2187-2205. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sim.7263
Etcheverry, E., Clifton, RA e Roberts, LW (2001). Social Capital and Educational Attainment: A Study of Undergraduates in a Faculty of Education. Alberta Journal of Educational Research, 47 (1). https://doi.org/10.11575/ajer.v47i1.54841
Fávero, L. P. L., & Belfiore, P. P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: Elsevier.
Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva U. (2018). Assessing the quality and appropriateness of factor solutions and factor score estimates in exploratory item factor analysis. Educational and Psychological Measurement, 78, 762-780. https://doi.org/10.1177/0013164417719308
Field, A.P. (2018) Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics. Fifth Edition, Sage, Newbury Park.
Forrier, A. & Sels, L. (2003). The Concept Employability: A Complex Mosaic. Human Resources Development and Management, 3, 102-124.
https://doi.org/10.1504/IJHRDM.2003.002414
Helal, D. H., Neves, J. A., & Fernandes, D. C. (2007). Empregabilidade gerencial no Brasil. RAC-Eletrônica, 1(2), 1-19.
__________., & Rocha, M. (2011). O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cadernos EBAPE.BR, 9(1), 139-154. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000100009
Jackson, D. (2020). Gauging the development of innovative capabilities in Accounting and Finance students: can they drive the national innovation agenda? Account Finance, 60, 2689-2715. https://doi.org/10.1111/acfi.12371
Jackson, D., Michelson, G., & Munir, R. (2022). New technology and desired skills of early career accountants. Pacific Accounting Review, 34(4), 548-568. https://doi.org/10.1108/PAR-04-2021-0045
Jung, C.G. (1991). Tipos Psicológicos. Petrópolis: Vozes.
Khan, N., Sarwar, A., Chen, T. B., & Khan, S. (2022). Connecting digital literacy in higher education to the 21st century workforce. Knowledge Management & E-Learning, 14(1), 46–61. https://doi.org/10.34105/j.kmel.2022.14.004
Ketonen, E. E., Haarala-Muhonen, A., Hirsto, L., Hänninen, J. J., Wähälä, K. & Lonka K. (2016). Am I in the right place? Academic engagement and study success during the first years at university, Learning and Individual Differences, 51 (141-148). https://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.08.017.
Konietschke, F., & Pauly, M. (2014). Bootstrapping and permuting paired t-test type statistics. Statistics and Computing, 24(3), 283-296. https://link.springer.com/article/10.1007%252Fs11222-012-9370-4
Landsberg, E. & Van Den Berg, L. (2023): 4th Industrial Revolution skills in the current South African accountancy curricula: A systematic literature review, South African Journal of Accounting Research, https://doi.org/10.1080/10291954.2023.2172833
Lira, T. A., Gomes, F. P. C., & Musial, N. T. K. (2021). Habilidades e competências profissionais exigidas dos contadores: quais os requisitos dos anúncios de emprego? Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 20, e3227. https://doi.org/10.16930/2237-766220213227
Mendes I.A.A. & Costa, B.L.D. (2015). Considerações sobre o papel do capital cultural e acesso ao ensino superior: uma investigação com dados de Minas Gerais. Educação em Revista, Belo Horizonte. 31 (3) 71-95. https://doi.org/10.1590/0102-4698135457
Mhlongo, F. (2020). Pervasive skills and accounting graduates' employment prospects: Are South African employers calling for pervasive skills when recruiting? Journal of Education (University of KwaZulu-Natal), (80), 49-71. https://dx.doi.org/10.17159/2520-9868/i80a03
Mikus, K., Tieben, N. e Schober, P. S. (2020). Children’s conversion of cultural capital into educational success: the symbolic and skill-generating functions of cultural capital, British Journal of Sociology of Education, 41:2, 197-217, https://doi.org/10.1080/01425692.2019.1677454
Milani, C. (2004). Teorias do capital social e desenvolvimento local: lições a partir da experiência de Pintadas (Bahia, Brasil). Organizações & Sociedade, 11. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12637
Miranda, C. de S., Lima, J. P. R. de, & de Souza, T. C. (2021). Habilidades dos recém-formados em Contabilidade: análise da percepção dos profissionais de recrutamento. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15, e2105. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.42987
Nasu, V. H. (2020). Accounting students’ performance in distance education: a study focused on sociodemographic factors. Journal of Information Systems and Technology Management, 17. http://dx.doi.org/10.4301/S1807-1775202017007
Phan, D., Yapa, P. e Nguyen, H.T. (2020). Accounting graduate readiness for work: a case study of South East Asia", Education + Training, 63(3), 392-416. https://doi.org/10.1108/ET-02-2019-0036
Qasim, A. & Kharbat, F. F. (2020). Business Data Analytics and Artificial Intelligence: Use in the Accounting Profession and Ideas for Inclusion into the Accounting Curriculum. Journal of Emerging Technologies in Accounting, 17 (1): 107–117. https://doi.org/10.2308/jeta-52649
Rahman, S., Munam, A. M., Hossain, A., Hossain, A. S. M. D., & Bhuiya, R. A. (2023). Socio-economic factors affecting the academic performance of private university students in Bangladesh: a cross-sectional bivariate and multivariate analysis. SN social sciences, 3(2), 26. https://doi.org/10.1007/s43545-023-00614-w
Raudenská, P. (2022). Mediation effects in the relationship between cultural capital and academic outcomes, Social Science Research. 102. https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2021.102646.
Rodrigues, B. C. de O., Resende, M. S., Miranda, G. J., & Pereira, J. M. (2016). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(2), 139-153. https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i2.30105
Rodrigues, D. S., Santos, N. de A., Santana, M. da S., & Lemes, A. P. M. (2017). Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 14(33), 101–117. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p101
Salimi, G., Heidari, E., Mehrvarz, M. et al.(2022). Impacto do capital social online no desempenho acadêmico: explorando o papel mediador do compartilhamento de conhecimento online. Educ Inf Technol 27, 6599–6620. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10881-w
Santos, A. M.; Amorin, N. G. F. & Cunha, T. M. (2021). As competências do contador sob a ótica dos profissionais atuantes da cidade de Vitória de Santo Antão. Revista Ambiente Contábil, 13 (2), 355-379.https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/20236/14367
Schultz, T. (1961). Investment in human capital. American Economic Review, 51(1), 1-17. https://www.jstor.org/stable/1818907
Sharp, D. (2021). Tipos de personalidade: o modelo de Carl G. Jung. São Paulo. Editora Cultrix, 2ª ed.
Suddaby, R.; Gendron, Y. & Lam, H. (2009). O contexto organizacional do profissionalismo em contabilidade, Accounting, Organizations and Society, Elsevier, 34 (3-4), páginas 409-427, abril. https://doi.org/10.1016/j.aos.2009.01.007
Swain, M.R. & Olsen, K. J. (2012). From Student to Accounting Professional: A Longitudinal Study of the Filtering Process. Issues in Accounting Education, 27 (1): 17–52. https://doi.org/10.2308/iace-50076
Takeuchi, M. (2022). Determinants of academic achievement in Japanese university students: gender, study skills, and choice of university. SN social sciences 2 (83). https://doi.org/10.1007/s43545-022-00388-7
Tsiligiris, Vangelis & Bowyer, Dorothea. (2021). Exploring the impact of 4IR on skills and personal qualities for future accountants: a proposed conceptual framework for university accounting education, Accounting Education, 30(6), 621-649, https://doi.org/10.1080/09639284.2021.1938616
Von Franz, Marie-Louise, Hillman, J. (2016). A tipologia de Jung: ensaios sobre psicologia analítica. São Paulo. Editora Cultrix, 2 ed.
Wetmiller, R.J e Barkhi, R. (2021). Redefinindo a personalidade do contador: sucesso ou estagnação?", Accounting Research Journal. 34 (1) 76-90. https://doi.org/10.1108/ARJ-02-2020-0042
World Economic Forum - WEF (2023). Future of Jobs Report. Insight Report. Cologny/Geneva, https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf
Yu, Z. (2021). The effects of gender, educational level, and personality on online learning outcomes during the COVID-19 pandemic. Int J Educ Technol High Educ 18 (14). https://doi.org/10.1186/s41239-021-00252-3
Zacharias, J.J.M. (2017). Os tipos psicológicos junguianos. São Paulo, Sattva Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.