Práticas Comuns na Criação de Vídeos Educacionais

  • Norma I. Scagnoli
  • Susan M. Graham-Rent
Palavras-chave: vídeo, vídeo-palestras, vídeo online, vídeo educacional, aprendizagem online

Resumo

Objetivo: Apresentar uma análise da produção e usos comuns do vídeo educacional em cursos de ensino superior online.

Método: esta pesquisa seguiu uma abordagem de investigação qualitativa, e os dados vieram de três fontes: dados secundários de registros de comunicação durante a formação docente; análise de 320 vídeos em educação empresarial e seus designs de curso e revisão de literatura.

Resultados: O uso de vídeos para educação, também conhecido como vídeo-aula, passou a ser amplamente utilizado para aulas online e híbridas universitárias nos últimos 10 anos. A prática cresceu com o surgimento do movimento Massive Open Online Course (MOOC) no início da década de 2010 e tornou-se normal durante a pandemia de 2020, quando algumas aulas incorporaram o uso de mini-aulas junto com, ou em vez de aulas online síncronas . O uso de vídeo pré-gravado não é novo, mas é definitivamente uma prática para a qual nenhum ou muito poucos instrutores receberam treinamento quando se preparavam para se tornar professores universitários.

Contribuição: Este artigo tem como objetivo desmistificar a criação de vídeos educacionais, compartilhando o que são práticas comuns na criação de vídeo-palestras e como se preparar para uma experiência de sucesso “diante das câmeras”.

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Publicado
01-07-2021
Como Citar
I. Scagnoli, N., & Graham-Rent, S. M. (2021). Práticas Comuns na Criação de Vídeos Educacionais. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(2). https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2934
Seção
Editorial