Ensino Embasado na Estrutura Conceitual: a escolha da metodologia ativa para aplicação de casos para ensino importa?

Autores

  • Gleison de Abreu Pontes Universidade Federal de Uberlândia
  • Kellma Bianca Cardoso Fonseca
  • Ariane Caruline Fernandes
  • Patrícia de Souza Costa

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v14i4.2676

Palavras-chave:

Metodologias ativas; EEEC; casos para ensino; competências.

Resumo

Objetivo: Identificar quais competências são desenvolvidas na aplicação de casos para ensino com a utilização de técnicas de ensino diferentes, à luz do Ensino Embasado na Estrutura Conceitual (EEEC) e da Taxonomia de Bloom.

Método: Foram testadas três técnicas de ensino: Grupo de Verbalização e de Observação (GVGO), Júri Simulado e Problem-Based Learning (PBL). A percepção dos discentes foi coletada por meio de questionário e grupo focal.

Resultados: Na percepção dos estudantes, o emprego das técnicas, desenvolveu habilidades e competências distintas. Assim, a escolha da metodologia para aplicação de casos deve estar alinhada com os objetivos educacionais estabelecidos pelo docente. Além disso, apesar de terem sido desenvolvidas competências de todos os estágios do EEEC, GVGO e PBL desenvolveram mais aquelas do estágio 3, enquanto o Júri Simulado aquelas do estágio 2.

Contribuições: Os resultados podem ser úteis para o International Accounting Standard Board (IASB) ir além do desenvolvimento de casos para ensino no EEEC, incorporando na agenda reflexões sobre quais metodologias utilizar na aplicação desses materiais no instituto de alcançar o objetivo aplicação coerente das International Financial Reporting Standards (IFRS). Essas reflexões também podem ser realizadas por pesquisadores e docentes a fim de contribuírem com o EEEC.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

de Abreu Pontes, G., Cardoso Fonseca, K. B. ., Caruline Fernandes, A., & de Souza Costa, P. . (2020). Ensino Embasado na Estrutura Conceitual: a escolha da metodologia ativa para aplicação de casos para ensino importa?. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(4). https://doi.org/10.17524/repec.v14i4.2676

Edição

Seção

Artigos