O Papel do Estágio Docência no Desenvolvimento de Competências Didático-Pedagógicas no Contexto da Pós-graduação em Contabilidade

  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis
  • Layne Vitoria Ferreira
  • Raíssa Silveira de Farias Universidade de São Paulo - USP-FEARP
Palavras-chave: Estágio docência, Aprendizagem experiencial, Competências didático-pedagógicas, Ensino contábil.

Resumo

Objetivo: Identificar as competências desenvolvidas no estágio docência para a formação didático-pedagógica por meio da percepção dos pós-graduandos da área contábil e professores orientadores/supervisores do estágio.

Método: A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, foram realizados dois grupos focais com a participação de discentes do PPGCC e a segunda consistiu em entrevistas semiestruturadas com cinco docentes do mesmo programa, supervisores de estágio. A análise dos dados resultou em três categorias : a função do estágio docência; as habilidades e competências proporcionadas pelo estágio na formação docente e a visão dos sujeitos do estudo a respeito dos desafios enfrentados durante o estágio.

Resultados: Verificou-se que o estágio docência pode contribuir para a formação do discente ao associar o conhecimento teórico à prática do ensino, estimulando o desenvolvimento de competências requeridas na docência. Identificou-se fragilidades na estrutura pedagógica proposta para o oferecimento do estágio docência na pós-graduação.

Contribuições: A pesquisa contribui para o aprimoramento do processo de estágio docência, ao propor que os objetivos educacionais sejam mais claros, assim como as diretrizes que norteiam sua realização. Bem como, a importância de um mecanismo que assegure que o discente terá um acompanhamento adequado por parte do professor que o orienta/supervisiona.

Biografia do Autor

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis

Dra em Administração

Layne Vitoria Ferreira

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, professora da Universidade Federal de Viçosa.

Raíssa Silveira de Farias, Universidade de São Paulo - USP-FEARP

Mestre em Ciências Contábeis pela USP-FEARP; doutoranda em Ciências Cont´ábeis pela USP-FEARP

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Publicado
28-06-2020
Como Citar
Leal, E. A., Ferreira, L. V., & Farias, R. S. de. (2020). O Papel do Estágio Docência no Desenvolvimento de Competências Didático-Pedagógicas no Contexto da Pós-graduação em Contabilidade. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(2). https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525
Seção
Artigos

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