RELAÇÃO ENTRE OS TRAÇOS SOMBRIOS DE PERSONALIDADE E O CETICISMO PROFISSIONAL DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Autores

  • Ronan Reis Marçal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v14i4.2663

Palavras-chave:

Traços Sombrios de Personalidade, Dark Triad, Ceticismo Profissional, Auditoria, Auditores Independentes

Resumo

Objetivo: Analisar a influência dos “traços sombrios” de personalidade no ceticismo profissional de auditores independentes do Brasil.

Método: A amostra foi composta por 170 auditores independentes com registro ativo no CNAI, sendo os dados analisados mediante estatística descritiva em primeira instância; via análise de regressões estimadas por Mínimos Quadrados Ordinários para a verificação das hipóteses; e por regressões estimadas por Mínimos Desvios Absolutos como medida de análise de sensibilidade.

Resultados: Os resultados indicam que o narcisismo pode influenciar positivamente o atributo de ceticismo profissional ao alavancar a autoestima e a capacidade de questionamento dos auditores. Já o maquiavelismo e a psicopatia, perante o conjunto de dados analisados, parecem não apresentar qualquer influência positiva no ceticismo profissional, sendo factível até mesmo uma relação inversa em aspectos de autonomia e autoestima, respectivamente.

Contribuições: Em âmbito teórico, o estudo promove o suprimento da lacuna acerca da interdisciplinaridade entre a contabilidade e a psicologia, adentrando especificamente o cerne da auditoria em tal relação. Em termos práticos, a pesquisa promove o entendimento da relevância dos traços de personalidade socialmente indesejáveis para a formação do ceticismo profissional dos auditores, algo útil para as firmas de auditoria ao longo de processos de seleção e treinamento de seus profissionais.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Reis Marçal, R., & Alberton, L. (2020). RELAÇÃO ENTRE OS TRAÇOS SOMBRIOS DE PERSONALIDADE E O CETICISMO PROFISSIONAL DOS AUDITORES INDEPENDENTES. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 14(4). https://doi.org/10.17524/repec.v14i4.2663

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