PERFIL INTRAEMPREENDEDOR E AÇÕES DOS GESTORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Márcia Andréia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Daniela Torres da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.242

Palavras-chave:

Gestores Universitários, Gestores de Curso, Coordenação de Curso, Perfil de Gestores, Ciências Contábeis.

Resumo

Este artigo objetiva identificar e analisar as ações, o perfil e as características intraempreendedoras dos gestores de cursos de graduação em Ciências Contábeis do oeste do Paraná. Assim, a questão de pesquisa formulada foi: Quais são as características intraempreendedoras e as principais ações dos gestores de cursos de Ciências Contábeis da região oeste do Paraná? Utilizou-se como método a pesquisa descritiva do tipo survey e, para coleta de dados, um questionário de Mastella (2005) e de Dornelas (2003), adaptado por Walter et al. (2007). Como principais resultados, constatou-se que os gestores são homens, tendo a maioria mais de 50 anos, titulação de especialista ou mestre e o principal vínculo com a instituição na qual atuam. Percebeu-se que as ações mais desenvolvidas pelos gestores apresentam-se voltadas às ações internas, fato que deveria ser objeto de reflexão, uma vez que ações consideradas mais importantes pelos gestores são menos realizadas. Assim, pouco tempo de dedicação à gestão, discrepâncias entre ações desejadas e efetivamente realizadas e demasiado enfoque interno de suas ações são aspectos a serem melhorados pelos gestores investigados. Todos os respondentes apresentam características intraempreendedoras. Percebe-se a necessidade de maior clareza no diálogo entre os superiores e os gestores para um maior alinhamento em relação ao desempenho atual dos gestores. Nota-se também que questões como a conciliação entre a carga horária ensino/gestão ainda precisa ser aperfeiçoada.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Márcia Andréia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Letras-Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Daniela Torres da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestra e doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutor em Administração na California State University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

27-03-2012

Como Citar

Walter, S. A., Schneider, M. A., da Rocha, D. T., Domingues, M. J. C. de S., & Tontini, G. (2012). PERFIL INTRAEMPREENDEDOR E AÇÕES DOS GESTORES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(1). https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.242

Edição

Seção

Artigos