PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PROFISSÃO DO CONTADOR: UM ESTUDO BASEADO NA TEORIA DOS ESTEREÓTIPOS

Autores

  • Karla Splitter
  • José Alonso Borba Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1027

Palavras-chave:

Estereótipo. Percepção. Contador.

Resumo

Pesquisas apontam que o profissional contábil é o que tem se preocupado mais nos últimos anos com a imagem pública e que uma compreensão das imagens externas dos contadores é importante para o julgamento dos papéis desses em um contexto social mais amplo. O estudo buscou identificar e analisar a percepção da imagem da atividade profissional do contador pelos estudantes e professores de 5 cursos de graduação. As opiniões declaradas apontam como uma carreira desinteressante, envolvendo atividades repetitivas, que cumpre normas e envolve muitos cálculos, além do que, o próprio profissional vem sendo visto como introspectivo, pouco crítico e comunicativo. O contador é visto como um profissional sem visão de negócios, pouco participativo ou envolvido na gestão, pouco atualizado, usa muito a lógica e se esquece das pessoas, apenas cumpre normas e resolve questões operacionais. Quanto à profissão em si, esta é percebida envolvendo cálculos, matemática, ligada a aspectos fiscais e tributários, principalmente à declaração do Imposto de Renda. Portanto, não há como negar que existe uma percepção estereotipada sobre este profissional, o contador ainda está ligado à imagem do guarda-livros, atrelado somente às exigências fiscais.

Biografia do Autor

Karla Splitter

Mestre em Contabilidade (UFSC)

José Alonso Borba, Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutorado em Contabilidade (USP)

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Publicado

21-05-2014

Como Citar

Splitter, K., & Borba, J. A. (2014). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PROFISSÃO DO CONTADOR: UM ESTUDO BASEADO NA TEORIA DOS ESTEREÓTIPOS. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 8(2). https://doi.org/10.17524/repec.v8i2.1027

Edição

Seção

Artigos