A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: práticas docentes nas Universidades do Estado do Rio Grande do Norte

Autores

  • Valdério Freire Moraes Junior
  • Aneide Oliveira Araujo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v3i1.42

Palavras-chave:

Ensino Superior, Fragmentação do ensino, Interdisciplinaridade, Ciências Contábeis, Práticas docentes

Resumo

A interdisciplinaridade se propõe a diminuir a fragmentação do ensino nas universidades, fortalecendo as competências e as habilidades nos discentes, a partir da relação entre conteúdo e disciplinas e o mercado de trabalho, apoiado em uma atitude interdisciplinar do corpo docente. A presente pesquisa tem como objetivo identificar as práticas de interdisciplinaridade nas disciplinas específicas dos cursos de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas, preenchido por 65 docentes, representando 90% da população. A análise dos dados obtidos demonstra que a interdisciplinaridade é praticada parcialmente por meio da relação de conteúdos das disciplinas ministradas, principalmente com as antecedentes e concomitantes da atitude interdisciplinar, que se preocupa com a integração da pesquisa e a extensão ao ensino, bem como associar os conteúdos às possibilidades de aplicação no mercadode trabalho.

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Publicado

25-05-2009

Como Citar

Freire Moraes Junior, V., & Oliveira Araujo, A. (2009). A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: práticas docentes nas Universidades do Estado do Rio Grande do Norte. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 3(1), 87–105. https://doi.org/10.17524/repec.v3i1.42

Edição

Seção

Artigos