UM ESTUDO DAS EXIGÊNCIAS PROGRAMÁTICAS EM CONTABILIDADE PÚBLICA NOS CONCURSOS PÚBLICOS ORGANIZADOS PELO CESPE

  • Fátima de Souza Freire Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília.
  • Thaise Corcino da Nóbrega
  • Matheus de Mendonça Marques
  • Ednei Morais Pereira Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás.
Palavras-chave: Concurso Público, Contabilidade Pública, Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

Resumo

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com vistas a padronizar o conteúdo oferecido aos futuros profissionais da Contabilidade, elaborou a Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Com isso, o currículo adotado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) representa um aliado às conquistas profissionais dos estudantes. A estabilidade e as condições de trabalho favoráveis atraem muitas pessoas à disputa pela ocupação de um cargo público, estando o mercado brasileiro de concursos em crescimento. Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), no período de 2003 a 2009, houve um aumento de 26% no número de servidores do executivo com curso superior no Brasil. O objetivo deste estudo foi confrontar o conhecimento sugerido pelo CFC com o conteúdo demandado nas provas aplicadas em concursos públicos aos profissionais de Ciências Contábeis. Pretende-se identificar quais conhecimentos da Contabilidade Pública são exigidos dos que almejam ingressar na carreira pública. Por meio de pesquisa documental, foram selecionados para amostra 561 editais de concursos exclusivos para contabilistas. Classificaram-se, de acordo com a proposta programática de conteúdo, as questões das provas realizadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), no período de 2000 a 2009. Concluiu-se que as áreas da Contabilidade Pública exigidas com maior frequência abrangem os conteúdos de Patrimônio e Orçamento Público. Os resultados demonstram que a sugestão de conteúdo elaborada pelo CFC atende ao conhecimento demandado dos candidatos aos cargos públicos.

Biografia do Autor

Fátima de Souza Freire, Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília.
Doutora em Economia pela Université des Sciences Sociales Toulouse I, França.
Thaise Corcino da Nóbrega
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília
Matheus de Mendonça Marques
Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Muiltiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ednei Morais Pereira, Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás.
Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Muiltiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
02-09-2012
Como Citar
Freire, F., Nóbrega, T., Marques, M., & Pereira, E. (2012). UM ESTUDO DAS EXIGÊNCIAS PROGRAMÁTICAS EM CONTABILIDADE PÚBLICA NOS CONCURSOS PÚBLICOS ORGANIZADOS PELO CESPE. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(4). https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.380
Seção
Artigos