Relação entre Lócus de Controle e resiliência de acordo com as características sociais dos estudantes de Contabilidade

Autores

  • Juçara Haveroth Universidade Regional de Blumenau
  • Alyne Cecilia Serpa Ganz Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Bilk Universidade Regional de Blumenau
  • Marcia Zanievicz Silva Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1845

Palavras-chave:

Lócus de Controle, Resiliência, Estudantes de Contabilidade

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre as características sociais de estudantes de contabilidade, lócus de controle e resiliência.

Método: Pesquisa descritiva, quantitativa com coleta de dados por survey. O estudo foi realizado com 449 estudantes de contabilidade, de todas as regiões do Brasil, onde 31,63% eram homens e 68,37% mulheres.

Resultados: Os resultados demonstram que existem diferenças entre homens e mulheres frente aos lócus de controle e resiliência. Mulheres possuem níveis mais baixos de lócus de controle interno em relação aos homens. As mulheres possuem maiores níveis de resiliência, comparativamente aos homens. Estudantes de contabilidade, de maneira geral, possuem altos níveis de resiliência, bem como de lócus de controle interno, o que faz com que tenham um perfil de pessoas determinadas, autoconfiantes e perseverantes frente às dificuldades oferecidas durante o processo de formação no curso de graduação em ciências contábeis.

Contribuições: O estudo contribui com a literatura, ao estudar o comportamento de indivíduos ligados à contabilidade, bem como por investigar estudantes, teoricamente enquadrados nas novas gerações de contadores, sendo que ainda existem relativamente poucas pesquisas que estudem ambos.

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Publicado

29-03-2019

Como Citar

Haveroth, J., Ganz, A. C. S., Bilk, Ângela, & Silva, M. Z. (2019). Relação entre Lócus de Controle e resiliência de acordo com as características sociais dos estudantes de Contabilidade. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(1). https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1845

Edição

Seção

Artigos