Caso de Ensino: Liquidez ou Solvência, de Quem é a Culpa? A Análise Econômico-Financeira de uma Instituição Financeira

  • Renata Sol Leite Ferreira da Costa UFRJ
  • José Américo Pereira Antunes UERJ
  • José Elias Feres de Almeida UFES
Palavras-chave: Liquidez, Solvência, Risco, Tomada de decisão

Resumo

Objetivo: Este caso de ensino tem como objetivo ilustrar o uso de conceitos associados à liquidez e à solvência para suportar a tomada de decisões estratégicas de longo prazo. Método: Por meio de um caso de ensino, são analisadas questões gerais e específicas para discussão em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em Ciências Contábeis, Administração e Economia. Resultados: O Banco Y apresentou rápido crescimento da carteira de crédito nos últimos anos, apoiado em uma estratégia de alongamento de prazos, que não foi acompanhado na mesma proporção pelo seu patrimônio líquido, levando ao aumento da alavancagem e à compressão do capital regulamentar. Insatisfeitos, os sócios discordavam quanto às causas do insucesso: seria um problema de liquidez, consequência da estratégia de alongamento da carteira de crédito, ou seria um problema de solvência, pois, além de ilíquida, a carteira seria também inadimplente? Contribuições: A condução dessa análise por meio de um estudo de caso oferece uma perspectiva adicional para a compreensão dos conceitos envolvidos, em especial de liquidez e solvência de instituições financeiras, para além daquela oferecida pela via tradicional da resolução de problemas.

Referências

Brealey, R. A.; Myers, S. C.; Allen, F. (2011). Principles of Corporate Finance (10a ed.). Nova Iorque: McGraw-Hill Irwin.

Diamond, D.; Dybvig, P. (1983). Bank runs, deposit insurance, and liquidity. Journal of Political Economy, 91(3), 401–419. doi: 10.1086/261155.

Francis, W. B.; Osborne, M. (2012). Capital requirements and bank behavior in the UK: Are there lessons for international capital standards? Journal of Banking & Finance, 36(3), 803-816. doi: 10.1016/j.jbankfin.2011.09.011.

Goodhart, C. (2008). Liquidity risk management. Financial Stability Review, 11, Banque de France, fev.

Minsky, H. (1986). Stabilizing an unstable economy. New Haven: Yale University Press.

Publicado
19-08-2017
Como Citar
Leite Ferreira da Costa, R. S., Pereira Antunes, J. A., & Feres de Almeida, J. E. (2017). Caso de Ensino: Liquidez ou Solvência, de Quem é a Culpa? A Análise Econômico-Financeira de uma Instituição Financeira. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(3). https://doi.org/10.17524/repec.v11i3.1553
Seção
Casos de Ensino em Contabilidade