2024-03-28T13:47:33Z
https://www.repec.org.br/index/oai
oai:ojs.www.repec.org.br:article/1017
2015-06-29T02:58:41Z
repec:CEC
"140521 2014 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
JBA COSMÉTICOS LTDA.: MANTER OU FECHAR A LOJA OESTE?
Sancovschi, Moacir
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro http://lattes.cnpq.br/8707858109895230
Moraes, Marcus Vinicius Melo
Receita Federal do Brasil
Santos, Lidiano de Jesus
Contador do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social –
BNDES.
Este caso tem como objetivo ilustrar o uso de conceitos e técnicas de custos relevantes para a análise de decisões políticas de longo prazo. Ele foi concebido para ser discutido nas disciplinas Contabilidade Gerencial ou Contabilidade de Custos nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em Ciências Contábeis, Administração e Engenharia da Produção. A JBA Cosméticos Ltda. é uma empresa de pequeno porte especializada na venda de cosméticos femininos. Em 2010, ela possuía três lojas, Norte, Sul e Oeste, e uma delas, a Oeste, vinha apresentando resultados insatisfatórios, a despeito do crescimento do setor de cosméticos. Incomodados com essa situação, os sócios precisavam decidir se fechariam, ou não, a loja deficitária. Para isso, tinham que comparar as receitas auferidas pela loja com os custos que lhes eram atribuíveis – custos variáveis, custos fixos divisíveis e custos indivisíveis identificados. A determinação dos custos atribuíveis, como os alunos terão oportunidade de perceber ao responder às questões propostas, envolve um razoável grau de subjetividade. Essas questões também sugerem fatores qualitativos que não devem ser ignorados nesse tipo de decisão. Pode-se argumentar que as incertezas envolvidas em decisões, como a de fechar uma loja, são mais bem apreendidas por meio da análise de casos do que pela resolução de problemas.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2014-06-28 00:00:00
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Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 8 n. 2 (2014): Abril-Junho
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2016-05-16T08:25:51Z
repec:CEC
"160126 2016 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
Caso de Ensino: Abertura de Capital e Implantação de Sistema de Governança Corporativa em uma Empresa Familiar
Oliveira, Isaac Gezer Silva de
Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCon/UFES
Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes
Rodrigues, Herbert Simões
Auditor Fiscal da Receita Estadual – Sefaz-ES
Rodrigues Sobrinho, William Brasil
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Almeida, José Elias Feres de
Professor da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
Prime Hospitality Group (PHG) é uma empresa familiar, fundada há 17 anos pelo Sr. Milton Albuquerque, com hotéis e resorts espalhados em diversas regiões do País. Recentemente, a companhia decidiu realizar uma abertura de capital na BM&FBOVESPA. Entretanto, a realização de um IPO motiva diversas alterações na estrutura da empresa. Essas mudanças geram custos e alteram a visão dos membros da família e dos diversos stakeholders envolvidos no processo. O presente caso propõe uma acertiva do impacto da implantação de um mecanismo de governança corporativa, em virtude da realização da abertura de capital em uma empresa familiar.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2016-01-26 00:00:00
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Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 9 n. 4 (2015): Outubro-Dezembro
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oai:ojs.www.repec.org.br:article/1536
2021-09-16T19:13:12Z
repec:CEC
"170525 2017 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
Caso de Ensino: A Alocação de Custos Conjuntos em Processos com Múltiplos Pontos de Separação na Refinaria Fluminense S.A.
da Fonseca, Raphael
Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ)
Sancovschi, Moacir
Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ)
O caso da Refinaria Fluminense S. A. tem por objetivo ilustrar a operação de uma refinaria de petróleo e os desafios que contadores e administradores enfrentam para apurar os custos dos derivados do petróleo, avaliar estoques, apurar o resultado das operações das refinarias e analisar decisões de continuar processando produtos individuais para aumentar seu valor agregado. Ele foi concebido para ser discutido nas disciplinas de Contabilidade Gerencial ou de Custos nos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção. A narrativa tem início com a informação de que os acionistas estão exigindo que a administração tome providências para aumentar a rentabilidade da empresa. Ao analisar a rentabilidade dos produtos fabricados e comercializados, os administradores se dão conta de que não compreendem suficientemente bem a distribuição e o comportamento dos custos dos produtos. Convencidos da importância dessas informações, os administradores decidem contratar um especialista em custos, que promete sanar suas dúvidas e ajudá-los a analisar as decisões que terão que tomar para atender aos anseios dos acionistas. Pede-se, então, que os alunos assumam o papel do especialista e desenvolvam as questões propostas. Uma das mais relevantes contribuições do caso é que ele proporciona a oportunidade para os alunos confrontarem as exposições estilizadas dos livros-textos com as condições encontradas nas empresas. Isso se dá, especificamente, no caso da aplicação do método do valor realizável líquido em processos com múltiplos pontos de separação, um caso raramente comentado na grande maioria dos livros.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2017-05-25 12:42:31
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Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 11 n. 2 (2017): Abril-Junho
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2021-09-16T19:10:34Z
repec:CEC
"170819 2017 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
Caso de Ensino: Liquidez ou Solvência, de Quem é a Culpa? A Análise Econômico-Financeira de uma Instituição Financeira
Leite Ferreira da Costa, Renata Sol
UFRJ
Pereira Antunes, José Américo
UERJ
Feres de Almeida, José Elias
UFES
Objetivo: Este caso de ensino tem como objetivo ilustrar o uso de conceitos associados à liquidez e à solvência para suportar a tomada de decisões estratégicas de longo prazo.
Método: Por meio de um caso de ensino, são analisadas questões gerais e específicas para discussão em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em Ciências Contábeis, Administração e Economia.
Resultados: O Banco Y apresentou rápido crescimento da carteira de crédito nos últimos anos, apoiado em uma estratégia de alongamento de prazos, que não foi acompanhado na mesma proporção pelo seu patrimônio líquido, levando ao aumento da alavancagem e à compressão do capital regulamentar. Insatisfeitos, os sócios discordavam quanto às causas do insucesso: seria um problema de liquidez, consequência da estratégia de alongamento da carteira de crédito, ou seria um problema de solvência, pois, além de ilíquida, a carteira seria também inadimplente?
Contribuições: A condução dessa análise por meio de um estudo de caso oferece uma perspectiva adicional para a compreensão dos conceitos envolvidos, em especial de liquidez e solvência de instituições financeiras, para além daquela oferecida pela via tradicional da resolução de problemas.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2017-08-19 10:32:46
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Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 11 n. 3 (2017): Julho-Setembro
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2021-09-16T19:02:44Z
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"180325 2018 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
Formação de Preços na Cooperativa Agropecuária CALU: o Dilema da Produção do Leite
Ferreira, Mônica Aparecida
Universidade Federal de Uberlândia
Nganga, Camilla Soueneta Nascimento
Universidade de São Paulo
Silva, Taís Duarte
Universidade Federal de Uberlândia
Santana, Amanda Rosa
Universidade Federal de Uberlândia
Miranda, Gilberto José
Universidade Federal de Uberlândia
Leal, Edvalda Araujo
Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis
Contexto e objetivo: Este caso para ensino tem como objetivo estimular o entendimento de aspectos relacionados à gestão de custos e às abordagens utilizadas para a determinação de preço de venda. Elaborado para ser discutido em cursos de graduação, nas disciplinas na área de Contabilidade Gerencial, especificamente, na Gestão de Custos, o caso trata de um problema enfrentado por uma cooperativa de leite em que os cooperados são responsáveis por fornecer a principal matéria-prima da produção: o leite. Desse modo, esses cooperados entendem que deveriam receber um pagamento que correspondesse às suas expectativas, pois foi para isso que criaram a cooperativa, não sendo, entretanto, o que tem acontecido.
Método: Os dados para a elaboração do caso foram obtidos pelo uso da técnica de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores. Foi realizada uma visita à fabrica da cooperativa, a fim de conhecer o processo produtivo e aplicou-se também a pesquisa documental autorizada pela empresa.
Resultados esperados: Espera-se que o caso promova nos participantes uma reflexão acerca da gestão de custos e das abordagens propostas para a formação de preço de venda envolvendo os consumidores e concorrência. O caso propõe, ainda, que seja realizada a análise da margem de contribuição dos produtos no processo decisorial da organização em estudo.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2018-03-25 09:21:35
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https://www.repec.org.br/repec/article/view/1574
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 12 n. 1 (2018): Janeiro-Março
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oai:ojs.www.repec.org.br:article/1664
2020-07-08T18:36:59Z
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"180525 2018 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
O Conselho de Administração ou a Carne é Fraca? O Dilema da BRF S.A.
Partyka, Raul Beal
Aluno de Mestrado na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Lana, Jeferson
Professor na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI http://orcid.org/0000-0002-9787-1114
Alberton, Anete
Professora na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
Objetivo e Método: Este caso para ensino retrata o problema de Governança Corporativa (GC) da BRF S.A. deflagrado pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal. O objetivo é estimular discussões sobre a efetividade dos conselhos de administração como mecanismos de GC e no processo decisório de investimento em ações. O caso pode ser aplicado em cursos de pós-graduação, especialmente em disciplinas cujos conteúdos se relacionem com Mercado de Capitais, Finanças, Estratégia Empresarial e GC, além de cursos de graduação em disciplinas correlatas. Os dados sobre a origem e evolução histórica da empresa, bem como sobre os personagens envolvidos no caso foram obtidas por meio de sites, matérias de revistas e website da companhia. As informações coletadas e transcritas não sofreram adaptações. O roteiro e acontecimentos são eventos reais. A situação do investidor é fictícia.
Resultados e Contribuições: O caso propõe o exercício da tomada de decisão, embasada em dois pontos de vista: pelo lado da empresa, analisa-se o Conselho de Administração como mecanismo interno de GC. E no ponto de vista do acionista, um investidor que confiou suas reservas de capital àquela companhia. O caso permite a análise da efetividade do conselho de administração como mecanismo interno de governança, a assimetria de informações, conflitos de interesse e a estrutura de propriedade.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2018-06-29 00:00:00
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https://www.repec.org.br/repec/article/view/1664
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 12 n. 2 (2018): Abril-Junho
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Copyright (c) 2018 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)
oai:ojs.www.repec.org.br:article/3133
2023-03-27T12:00:50Z
repec:CEC
"221014 2022 eng "
1981-8610
1981-8610
dc
Dinheiro na Mão é Vendaval: Um Caso de Educação Financeira
Silveira, Anderson
Univali
Aparecido Reis, Luiz
Univali
Lana, Jailson
Univali
Beal Partyka, Raul
Fundação Getúlio Vargas
Objetivo e método: Este caso para ensino retrata uma situação financeira familiar de adversidade, o momento quando o provedor deve se aposentar. Mesmo com uma excelente renda mensal, mas sem nunca ter pensado no futuro e utilizando os recursos totais para atender as necessidades imediatas, não promove geração de renda extra para complementar a aposentadoria. O caso adota uma narrativa e diálogos lúdica fictícia, provenientes das experiências e vivências dos autores, porém, com objetivos e acontecimentos reais. Assim, o caso instiga e promove a reflexão dos leitores sobre a importância da educação financeira com todos os aspectos que envolve obter renda, poupar, gastar conscientemente, criar investimentos e, por fim, almejar a esperada aposentadoria sustentável.
Resultados e contribuições: O presente trabalho exalta a educação financeira na sua importância para garantir um futuro economicamente viável (e sustentável). Espera-se que o tripé renda, gasto e investimento se torne um círculo virtuoso. O caso para ensino é sugerido para disciplinas como finanças, orçamentos e administração financeira, e outras relacionadas às finanças pessoais e até o ensino transversal.
Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)
2022-10-14 16:18:30
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https://www.repec.org.br/repec/article/view/3133
Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC); v. 16 n. 3 (2022): Julho - Setembro
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Copyright (c) 2022 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)