Relação entre Percepção de Justiça Organizacional e Satisfação no Trabalho

Ilse Maria Beuren, Vanderlei dos Santos, Leandro Marques, Michel Resendes

Resumo


Objetivo: O estudo objetiva verificar a relação da percepção de justiça distributiva de recompensas, distributiva de tarefas, processual, interpessoal e informacional com a satisfação no trabalho.

Método: Pesquisa de levantamento foi realizada com funcionários de prestadoras de serviços contábeis, em que se obteve 140 questionários válidos. A percepção de justiça foi analisada nas perspectivas distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, processual, interpessoal e informacional. A satisfação no trabalho foi analisada em relação aos colegas, salário, chefia, o trabalho em si e promoções.

Resultados: As correlações evidenciam fortes associações entre todas as dimensões de justiça. Os escores de percepção de justiça e de satisfação são baixos, sendo que a maior percepção de justiça encontra-se na dimensão interpessoal, enquanto o maior nível de satisfação é com a chefia. As percepções de justiça e satisfação não foram afetadas por diferenças de gênero, idade, tempo de casa e metas. Entretanto, diferenças foram observadas no que concerne ao recebimento de remuneração variável.

Contribuições: O estudo contribui para o refinamento teórico, ao analisar associações entre cinco dimensões de justiça e cinco categorias da satisfação no trabalho. Geralmente as percepções de justiça são analisadas em apenas três dimensões principais e a satisfação no trabalho é capturada no seu aspecto geral.

Palavras-chave


Justiça Distributiva; Justiça Processual; Justiça Interacional; Satisfação no Trabalho

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