Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão e Objetivos

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) é um periódico científico com edição trimestral, mantido pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), com a missão de divulgar a produção de conhecimentos na área contábil.

A REPeC, em consonância com os requisitos do sistema de qualificação e avaliação de periódicos definidos pela comunidade acadêmica, adota critérios de análise para os artigos submetidos, os quais buscam destacar a qualidade metodológica e a temática, bem como os impactos em torno do conhecimento contábil construído.

Público Alvo

Esperam-se contribuições de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da área contábil quanto de outras áreas, desde que apresentem interdisciplinaridade com a Contabilidade.

Tipos de Documentos Aceitos

Os trabalhos científicos publicados pela REPeC devem abordar temas relevantes considerando os vários campos de aplicação da Contabilidade, enquanto Ciência Social Aplicada. A abordagem metodológica pretendida deve estar ancorada em tipologias teórico-empíricas (levantamentos, estudos de caso, experimentos etc.) e teóricas (ensaios teóricos, proposição de modelos etc.), utilizando análises quantitativas e qualitativas, com concepções positivas e normativas. Os temas estudados devem articular tendências teóricas estruturantes, inclusive de outras áreas de conhecimentos, que propiciem forte base conceitual para a produção de conhecimento contábil, visando à contribuição ao avanço científico da área.

Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês.

Artigos

Nessa seção são publicados artigos científicos resultantes de estudos e pesquisas nas áreas contábil e afins, avaliados segundo os critérios da REPeC.

Casos de Ensino em Contabilidade

Nessa seção são publicados Casos de Ensino e Estudos de Caso resultantes de situações reais ou simuladas, que envolvam conhecimentos da área contábil e afins, avaliados segundo os critérios da REPeC.

Processo de Escolha do Conselho Editorial

O Conselho Editorial é formado pelas seguintes composições: Comitê de Política Editorial, Editor Geral, Editores Adjuntos e Corpo Editorial.

A escolha do Editor deve ser homologada pelo Comitê de Política Editorial. São considerados como atributos na escolha do Editor: liderança científica, reconhecimento da comunidade, histórico de atuação como revisor e autor, projeto de trabalho apresentado para o periódico e disponibilidade e compromisso para atuar como Editor. O projeto de trabalho será apreciado pelo Comitê de Politica Editorial, juntamente com os dirigentes da Instituição responsável pelo periódico.

Os Editores Adjuntos são indicados pelo Editor Geral e homologados pelo Comitê de Política Editorial, levando em consideração os mesmos atributos para a escolha do Editor.

A escolha dos integrantes do Comitê de Política Editorial e do Corpo Editorial Científico considera a experiência em pesquisa, como autor e como revisor, além da distribuição em termos geográficos e em termos das áreas de conhecimento foco do periódico. Especificamente ao Comitê de Política Editorial, procura-se sempre selecionar pesquisadores que possam representar os interesses da instituição do periódico, bem como da área do conhecimento, no sentido de dar credibilidade científica ao periódico e ao desenvolvimento da área do conhecimento.

O mandato do Editor é de dois anos, com a opção de recondução por até dois mandatos. O mandato atual expira em dezembro de 2018, podendo ser reconduzido. O Editor pode sugerir a substituição de qualquer um dos Editores Adjuntos, bem como do Corpo Editorial Científico, e a substituição deve ser homologada pelo Comitê de Política Editorial.

 

Políticas de Seção

Artigos

Nessa seção são publicados artigos científcos resultantes de estudos e pesquisas na área contábil e afins, avaliados segundo os critérios da REPeC.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos de Ensino em Contabilidade

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informações Editoriais

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Corpo Diretivo

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Índice Anual por Título e Autores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Versão Completa desta Edição

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatório Anual de Gestão

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Artigos e Casos de Ensino recebidos eletronicamente são encaminhados pelo Editor Geral para os Editores Adjuntos, respeitadas as áreas:


  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - Ensino e Pesquisa em Contabilidade;

  • Paulo Roberto da Cunha - Controladoria e Contabilidade Gerencial;

  • Felipe Ramos Ferreira - Contabilidade Societária e Pública;

  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima – Finanças e Mercado Financeiro.


O Editor Geral realiza a avaliação preliminar (desk review) e encaminha o trabalho aos Editores Adjuntos. Os trabalhos aceitos nessa fase são remetidos aos avaliadores ad hoc no sistema double blind review para avaliação e parecer.

Para o processo de avaliação por pares, o Comitê de Política Editorial, juntamente com o Corpo Editorial Científico, definiram os seguintes critérios:

  • Contribuição à Ciência Contábil;
  • Rigor científico nas citações e obediência às normas da APA;
  • Qualidade de redação e organização do texto (clareza, concisão, objetividade e estrutura formal);
  • Atualidade e originalidade do estudo;
  • Relevância e justificativas do tema;
  • Clareza e pertinência do problema e dos objetivos;
  • Consistência teórica e revisão de literatura;
  • Adequação do método e técnicas de pesquisa;
  • Conclusão (ões) e alcance dos objetivos.

Antes da publicação na REPeC, os artigos aprovados passam por revisão da língua de origem do texto, além da tradução para a outra lingua (inglês ou portugês, a depender da língua de origem).

Avaliação do Artigo para Publicação

 

Periodicidade

Até 2007 a periodicidade de publicação foi Semestral.
De 2008 a 2011 a periodicidade foi Quadrimestral.
A partir de 2012 a periodicidade passou a ser Trimestral.

 

Periodicidade

A Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) é uma publicação eletrônica, que passou a ter sua publicação trimestral a partir de 2012, buscando publicar seus números no início de cada trimestre do ano.

Entre os anos de 2007 e 2011 sua publicação era quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, na internet por meio do sistema SEER, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público, com vistas à sua democratização.



Tanto a submissão quanto a publicação de artigos na REPeC é gratuita (não há taxas).

 

Arquivamento

FICHA CATALOGRÁFICA

_______________________________________________________________________
REPeC : Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade [recurso
eletrônico] / Conselho Federal de Contabilidade – v.1, n.1 (jan. 2007
/abr. 2007)-. -- Brasília: CFC, 2007-.

trimestral
ISSN: 1981-8610
Modo de acesso: http://www.repec.org.br

1. Ciências Contábeis 2. Contabilidade I. Conselho Federal de
Contabilidade II. Título.
                                                                                                              CDU-657
_______________________________________________________________________
Ficha Catalográfica elaborada pela Bibliotecária Lúcia Helena Alves de Figueiredo CRB 1/1.401

Preservação do Conteúdo Científico


A REPeC está utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) como meio de gerenciamento do periódico.

O Sistema Eletrônico de Editoração (SEER) foi traduzido e adaptado do Open Journal Systems (OJS) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Esse software livre, desenvolvido pela Universidade British Columbia do Canadá, tem como objetivo dar assistência na edição de periódicos científicos em cada uma das etapas do processo, desde a submissão e avaliação dos consultores até a publicação on-line e sua indexação.